Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade quanto ao direito a ser cidadão. Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e cominando em uma série de outros problemas, por exemplo, não se pode tirar nenhum outro documento sem antes tirar a certidão de nascimento. Essa conjuntura segundo a filósofa Hannah Arendt “A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”, mas o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a insuficiência legislativa como impulsionador da invisibilidade no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 116 milhões de pessoas no Brasil não possui a certidão de nascimento. Diante de tal exposto, é notório que esse problema gera uma grande desordem na sociedade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de ações sócias, promover campanhas – para incentivar as pessoas a tirarem sua certidão de nascimento – a fim de que se tornem cidadãos brasileiros. Assim, se consolidara uma sociedade mais eficiente, onde o Estado desempenha corretamente sua função de exercer os direitos humanos a sociedade, tal como afirma Hannah Arendt.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.