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Por rayane0418
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#95711
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito a igualdade, como inerente a todo cidadão brasileiro. Contanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade e registro civil quando não se tem a garantia de acesso à cidadania no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade quanto ao direito a ser cidadão. Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e cominando em uma série de outros problemas, por exemplo, não se pode tirar nenhum outro documento sem antes tirar a certidão de nascimento. Essa conjuntura segundo a filósofa Hannah Arendt “A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”, mas o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a insuficiência legislativa como impulsionador da invisibilidade no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 116 milhões de pessoas no Brasil não possui a certidão de nascimento. Diante de tal exposto, é notório que esse problema gera uma grande desordem na sociedade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de ações sócias, promover campanhas – para incentivar as pessoas a tirarem sua certidão de nascimento – a fim de que se tornem cidadãos brasileiros. Assim, se consolidara uma sociedade mais eficiente, onde o Estado desempenha corretamente sua função de exercer os direitos humanos a sociedade, tal como afirma Hannah Arendt.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por R1000
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#95715
Redação boa, mas ficou meio expositivo sua argumentação ficou meio rasa
1
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Por Katsmoking
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#95933
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Introdução: A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito a igualdade, como inerente a todo cidadão brasileiro. Contanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade e registro civil quando não se tem a garantia de acesso à cidadania no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante(tome cuidado com essa introdução, é tão repetida que pode ser considerado até plágio). Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
- Não copie todo o começo da introdução, você precisa reescrever com suas próprias palavras, somente o seu último período é original.

Desenvolvimento 1: Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade quanto ao direito a ser cidadão. Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e cominando em uma série de outros problemas, por exemplo, não se pode tirar nenhum outro documento sem antes tirar a certidão de nascimento. Essa conjuntura segundo a filósofa Hannah Arendt “A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”, mas o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
- Várias lacunas argumentativas.
- Não concluiu a ideia.
- Alguns erros de português em geral.

Desenvolvimento 2: (em segunda análise) Ademais, é fundamental apontar a insuficiência legislativa como impulsionador da invisibilidade no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 116 milhões de pessoas no Brasil não possui a certidão de nascimento. Diante de tal exposto, é notório que esse problema gera uma grande desordem na sociedade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
- Alguns erros de português em geral.
- Várias lacunas argumentativas.

Conclusão: Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado(AGENTE), por intermédio de ações sócias, promover campanhas – para incentivar as pessoas a tirarem sua certidão de nascimento (AÇÃO)– a fim de que se tornem cidadãos brasileiros(EFEITO). Assim, se consolidara uma sociedade mais eficiente, onde o Estado desempenha corretamente sua função de exercer os direitos humanos a sociedade, tal como afirma Hannah Arendt.(??? - deveria vir na introdução)(DESENVOLVIMENTO)
- Faltou o meio.
- Vários erros gramaticais.


REVISÃO GERAL:
- Não copie a redação dos outros.
- Estude argumentação e regras gramaticais.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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