Em primeira análise, a negligência da população mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Afinal, conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão da desigualdade de gênero no Brasil é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas nascem em um contexto social onde essa dissemelhança de gênero é considerada comum, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. Logo, sem que a mentalidade da população seja alterada, não é previsível que a situação seja resolvida.
Ademais, ressalta-se que as políticas públicas também configuram-se como um entrave no que tange a questão da igualdade de gênero. Assim é, pois, como defendeu Maquiavel, "mesmo as leis bem ordenadas são imponentes diante dos costumes". A perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver problemas complexos como a questão da desigualdade de gênero no país. Dessa forma, o que verifica-se é uma insuficiência da legislação, se esta não vier atrelada a politicas públicas que ajam na base cultural do problema, dificultando sua resolução.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa mazela. Logo, o Ministério da Justiça, órgão máximo responsável pelas leis do país, Por intermédio de propagandas de televisão e jornal, desenvolva projetos que desestimule e puna a desigualdade de gênero na sociedade a fim de trazer igualdade para todos. Assim, todas as pessoas serão tratadas com a mesma importância como afirma São Tomas de Aquino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.