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Por AnaLu08
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#95327
O "Mito da caverna" trata da importância de conhecer a realidade para chegar à criticidade. Hoje, pode-se relacionar a alegoria de Platão com a invisibilização da mulher na ciência, que ao decorrer de séculos as mulheres são desvalorizadas pela sociedade. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza no preconceito e na baixa representatividade.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a intolerância machista é um fator do problema. Sob essa ótica, para o filósofo Michel Foucault é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam, para assim poder quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Dessa forma, um dos caminhos para superar a desvalorização das mulheres na ciência é derrubar ideias patriarcais de legado histórico, visto que, para a sociedade patriarcal a mulher é apenas uma guardiã do lar. Assim, é preciso que a sociedade reconheça que mulheres são livres para escolher fazer parte da ciência.
Além disso, é coerente apontar que a baixa representatividade impacta a questão. Conforme, a filósofa Chimamanda Adichie alerta que os estereótipos limitam o pensamento humano. Tais estereótipos crescem na lacuna de representatividade que gera desconsideração de mulheres como cientistas, visto que, sem representantes faz com que outras mulheres tenham dificuldade de ingressar nesse mercado de trabalho preconceituoso. Assim, para deixar de limitar pensamentos, é preciso afastar esses padrões por meio da representação de narrativas plurais.
Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações com todas as Universidades, devem elaborar um plano para integrar mulheres na ciência, por meio de concursos destinados às mulheres nas suas respectivas universidades, a fim de garantir-lhes o espaço na ciência, assim como, obtendo maior representatividade e poder amenizar os preconceitos. Tal ação pode, ainda, ser divulgada pelas mídias de massa. Somente assim, será possível sair do escuro da caverna, como defende Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por abiaacs
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#0
boa tarde, Ana.

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA.

PC: CAMINHOS, VALORIZAÇÃO, MULHER e CIÊNCIA.

{ 1- O "Mito da caverna"(, por Platão,) trata da importância de conhecer a realidade para chegar à criticidade. {AC} Hoje, pode-se relacionar a alegoria de Platão com a invisibilização da mulher na ciência, que ao decorrer de séculos as mulheres são desvalorizadas pela sociedade.} Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza no preconceito (patriarcal) e na baixa representatividade (de mulheres em âmbitos acadêmicos).

{1}: Acho que o repertório usado, não foi muito bem "casado" com a sua argumentação. Ou substitua, ou tente melhor agregar a sua proposta.

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a intolerância machista é um fator do problema. Sob essa ótica, para o filósofo Michel Foucault é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam, para assim poder quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. {2- Dessa forma, um dos caminhos para superar a desvalorização das mulheres na ciência é derrubar ideias patriarcais (frutos) de legado(s) histórico(s), visto que, para a sociedade patriarcal a mulher é apenas uma guardiã do lar.} Assim, é preciso que a sociedade reconheça que mulheres são livres para escolher fazer parte da ciência. {ausência do tópico frasal de argumentação}

{2}: ao invés de tentar solucionar aqui, procure debater sobre o tema. Problematize a ideia central e argumente em cima disso.

Além disso, é coerente apontar que a baixa representatividade (de mulheres) impacta a questão. {AC} Conforme, a filósofa Chimamanda Adichie alerta(, em seus livros,) que os estereótipos limitam o pensamento humano. {AC} Tais estereótipos crescem (devido a) [na] lacuna de representatividade (no ambiente científico, o) que gera desconsideração de mulheres [como cientistas] (para tais cargos), visto que, sem representantes [faz com que] (desestimulam) outras mulheres [tenham dificuldade de] (a) ingressar(em) nesse mercado de trabalho(, que ainda, infelizmente, é) preconceituoso. (Sendo) Assim, para deixar de [limitar] (propagar tais) pensamentos, é preciso afastar esses padrões (mediante a) [por meio da] representação de narrativas plurais ( no meio científico).

{3- Portanto, (para que as mulheres estejam mais inseridas no ambiente científico,) é [urgente] (necessário) [uma intervenção] (intervir nas problemáticas) [pontual]}. Para isso, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações(, juntamente) com todas as Universidades, devem elaborar um plano para integrar mulheres na ciência, por meio [de] (da criação de) concursos destinados às mulheres nas suas respectivas universidades, a fim de garantir-lhes o espaço na ciência, assim como, obtendo maior representatividade(,) [e] poder( e, também,) amenizar os preconceitos (no âmbito educacional).{4- Tal ação pode, ainda, ser divulgada pelas mídias de massa.} Somente assim, será possível sair do escuro da caverna, como defende Platão.

{3}: procure contextualizar melhor, em seu tópico frasal de iniciação.

{4}: coloque essa informação, logo após a sua ação e não em outro tópico frasal, pois o corretor pode dizer que isso seria outra proposta de intervenção e não visto como um complemento.

OBS. Ana, vejo que você possui algumas dificuldades quanto a elaboração de uma argumentação mais consistente, isso tanto no seu D1 quanto no seu D2. Para isso, vou deixar dois vídeos, que serão para entender como problematizar o tema e em como tornar mais crítico o seu ponto de vista. Além disso, vejo que você está repetindo alguns conectivos e a ausência deles em alguns momentos em sua redação, procure saber mais a respeito e tente decorar, decorar mesmo, alguns para que nas próximas redações você use e consiga desenvolver mais rápido a redação. Ademais, procure usar os repertórios socioculturais ao seu favor e tente deixa-los o mais próximo possível do assunto em questão. Vejo diversas pessoas, decorando alguns trechos de filósofos que REALMENTE são coringas, mas não sabe estabelecer uma relação com o tema em questão. E se você tem essa dificuldade, procure praticar mais, para que no momento da escrita, essa relação ocorra de forma rápida. No mais, parabéns! Adorei a estrutura de sua redação, continue assim. Abraços!

COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:



COMO MELHORAR OS ARGUMENTOS:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por Mylike
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#95334
1- erros gramaticais;
2-lacunas argumentativas e faltou desdobrar mais as suas argumentações;
3-repetição de conectivos

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95335
Parabéns pelo o seu texto!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95336

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95337
Qualquer coisa é só marcar,okay?

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por abiaacs
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#95579
boa tarde, Ana.

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA.

PC: CAMINHOS, VALORIZAÇÃO, MULHER e CIÊNCIA.

{ 1- O "Mito da caverna"(, por Platão,) trata da importância de conhecer a realidade para chegar à criticidade. {AC} Hoje, pode-se relacionar a alegoria de Platão com a invisibilização da mulher na ciência, que ao decorrer de séculos as mulheres são desvalorizadas pela sociedade.} Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza no preconceito (patriarcal) e na baixa representatividade (de mulheres em âmbitos acadêmicos).

{1}: Acho que o repertório usado, não foi muito bem "casado" com a sua argumentação. Ou substitua, ou tente melhor agregar a sua proposta.

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a intolerância machista é um fator do problema. Sob essa ótica, para o filósofo Michel Foucault é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam, para assim poder quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. {2- Dessa forma, um dos caminhos para superar a desvalorização das mulheres na ciência é derrubar ideias patriarcais (frutos) de legado(s) histórico(s), visto que, para a sociedade patriarcal a mulher é apenas uma guardiã do lar.} Assim, é preciso que a sociedade reconheça que mulheres são livres para escolher fazer parte da ciência. {ausência do tópico frasal de argumentação}

{2}: ao invés de tentar solucionar aqui, procure debater sobre o tema. Problematize a ideia central e argumente em cima disso.

Além disso, é coerente apontar que a baixa representatividade (de mulheres) impacta a questão. {AC} Conforme, a filósofa Chimamanda Adichie alerta(, em seus livros,) que os estereótipos limitam o pensamento humano. {AC} Tais estereótipos crescem (devido a) [na] lacuna de representatividade (no ambiente científico, o) que gera desconsideração de mulheres [como cientistas] (para tais cargos), visto que, sem representantes [faz com que] (desestimulam) outras mulheres [tenham dificuldade de] (a) ingressar(em) nesse mercado de trabalho(, que ainda, infelizmente, é) preconceituoso. (Sendo) Assim, para deixar de [limitar] (propagar tais) pensamentos, é preciso afastar esses padrões (mediante a) [por meio da] representação de narrativas plurais ( no meio científico).

{3- Portanto, (para que as mulheres estejam mais inseridas no ambiente científico,) é [urgente] (necessário) [uma intervenção] (intervir nas problemáticas) [pontual]}. Para isso, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações(, juntamente) com todas as Universidades, devem elaborar um plano para integrar mulheres na ciência, por meio [de] (da criação de) concursos destinados às mulheres nas suas respectivas universidades, a fim de garantir-lhes o espaço na ciência, assim como, obtendo maior representatividade(,) [e] poder( e, também,) amenizar os preconceitos (no âmbito educacional).{4- Tal ação pode, ainda, ser divulgada pelas mídias de massa.} Somente assim, será possível sair do escuro da caverna, como defende Platão.

{3}: procure contextualizar melhor, em seu tópico frasal de iniciação.

{4}: coloque essa informação, logo após a sua ação e não em outro tópico frasal, pois o corretor pode dizer que isso seria outra proposta de intervenção e não visto como um complemento.

OBS. Ana, vejo que você possui algumas dificuldades quanto a elaboração de uma argumentação mais consistente, isso tanto no seu D1 quanto no seu D2. Para isso, vou deixar dois vídeos, que serão para entender como problematizar o tema e em como tornar mais crítico o seu ponto de vista. Além disso, vejo que você está repetindo alguns conectivos e a ausência deles em alguns momentos em sua redação, procure saber mais a respeito e tente decorar, decorar mesmo, alguns para que nas próximas redações você use e consiga desenvolver mais rápido a redação. Ademais, procure usar os repertórios socioculturais ao seu favor e tente deixa-los o mais próximo possível do assunto em questão. Vejo diversas pessoas, decorando alguns trechos de filósofos que REALMENTE são coringas, mas não sabe estabelecer uma relação com o tema em questão. E se você tem essa dificuldade, procure praticar mais, para que no momento da escrita, essa relação ocorra de forma rápida. No mais, parabéns! Adorei a estrutura de sua redação, continue assim. Abraços!

COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:



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