Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a intolerância machista é um fator do problema. Sob essa ótica, para o filósofo Michel Foucault é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam, para assim poder quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Dessa forma, um dos caminhos para superar a desvalorização das mulheres na ciência é derrubar ideias patriarcais de legado histórico, visto que, para a sociedade patriarcal a mulher é apenas uma guardiã do lar. Assim, é preciso que a sociedade reconheça que mulheres são livres para escolher fazer parte da ciência.
Além disso, é coerente apontar que a baixa representatividade impacta a questão. Conforme, a filósofa Chimamanda Adichie alerta que os estereótipos limitam o pensamento humano. Tais estereótipos crescem na lacuna de representatividade que gera desconsideração de mulheres como cientistas, visto que, sem representantes faz com que outras mulheres tenham dificuldade de ingressar nesse mercado de trabalho preconceituoso. Assim, para deixar de limitar pensamentos, é preciso afastar esses padrões por meio da representação de narrativas plurais.
Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações com todas as Universidades, devem elaborar um plano para integrar mulheres na ciência, por meio de concursos destinados às mulheres nas suas respectivas universidades, a fim de garantir-lhes o espaço na ciência, assim como, obtendo maior representatividade e poder amenizar os preconceitos. Tal ação pode, ainda, ser divulgada pelas mídias de massa. Somente assim, será possível sair do escuro da caverna, como defende Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.