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Por Lnaa8
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#95458
A princípio, durante a colonização Brasileira iniciou-se vários tipos de violência contra os povos nativos, apesar de muitos anos terem passado, ainda se faz presente essas violências, causando mortes e opressão por toda parte. Temos como causa dessa problemática a negligência do Governo, como também os preconceitos da sociedade.

É notório, que o poder público não intervém na medida correta em relação a esse problema. Sob esse cenário, Thomas Hobbes, um grande filósofo, defende em sua tese o contrato social, sendo esse que, traz a garantia do Governo levar o bem estar a todos. Entretanto, na realidade esse contrato não é cumprido. As esferas públicas não garantem segurança a boa parte da população, dessa forma, deixando-a em situação de violência.
Ademais, o preconceito das pessoas é um grande fator que contribui para o aumento da violência. Nessas circunstâncias, temos presente o racismo, o machismo, a homofobia entre outros tipos de preconceitos. Diante disso, pessoas intolerantes agem frequentemente violentamente contra os seus diferentes, gerando uma violência em massa absurda.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Sob esse viés, o Governo em parceria com o Ministério da Segurança devem adotar medidas que garanta a segurança de todos, por meio de leis mais rígidas contra quem descumprir, como uma pena durante um tempo maior ou uma multa mais alta, com a finalidade de diminuir esse índice de violência e garantindo o contrato social que Hobbes defende.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por AnaLu08
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#95571
Olá, passando para lembrar que sou apenas uma estudante.
E errar agora, é melhor que errar na prova do Enem.
Certo?
Analisei os erros mais nítidos.
C1: 120 desvios gramaticais.
C2: 200 ao que tudo indica não fugiu do tema, e não tangenciou ao tema.
C3: 120 repertórios bons, mas o embasamento aparenta estar raso.
C4: 120 mediana, está articulado, mas fraco de conectivos.
C5: 160 aparentemente faltou o detalhamento.

Então, sugiro que você acompanhe as aulas da Luma e ponto. Sério, vai ajudar muito.
Canal: https://www.youtube.com/c/Lumaeponto
E também esse minicurso gratuito do Renato: https://renatopalmeira.com/blog-aqc-6m/
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