Neste viés, a Revolução Digital trouxe importantes mudanças que pode ser comparada, com relação a impactos no trabalho, à Revolução Industrial, ocorrida no final do século XIX na Inglaterra, que apresentou grandes inovações tecnológicas que permitiram maior agilidade no processo produtivo. A partir de então surgem os debates em torno da substituição da mão de obra humana pelas máquinas, e atualmente as máquinas se tornaram mais "complexas": há robôs com inteligência artificial capazes de executar o trabalho de mais de uma pessoa. No entanto, o que é positivo nessa nova fase, é a possibilidade de criar novas profissões, que passam a substituir as que foram extintas com o uso dispositivos eletrônicos e ademais, a oportunidade de novos empreendimentos dentro desse novo contexto.
Desta forma, os impactos causados por esta revolução, também são positivos, na medida em que permite ao homem participar ativamente das inovações tecnológicas, seja na criação das máquinas, ou na utilização destas, como exemplo, quando se cria e opera uma maquina ligada à area da medicina, que permite diagnósticos e tratamentos mais precisos das doenças. Ademais , há também mudanças importantes nos serviços oferecidos, como o trabalho que pode ser feito remotamente, propiciando diminuição de gastos com transportes e permitindo que a pessoa execute suas tarefas dentro do ambiente familiar. Tudo isso é possível graças às invenções como das redes de internet sem fio e do aprimoramento dos computadores.
Diante do exposto, e com a finalidade de incluir todos os trabalhadores nesse processo de mudança, o Poder Público, por meio do Ministério da Cidadania, deve oferecer, gratuitamente, cursos de formação de profissionais de tecnologia, ou ainda de capacitação para operação de máquinas que demandam maior expertise, além de cursos de empreendedorismo na era digital. Tudo isso contribui para geração de mão de obra especializada, propiciando que o mercado de trabalho acompanhe as mudanças na era da Revolução Digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada