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Por Anna1
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#95312
O filósofo e cineasta Guy Debord afirma que há, no mundo contemporâneo, uma “Sociedade do Espetáculo”, a qual, segundo ele, é caracterizada pela espetacularização nas redes sociais de momentos banais e, muitas vezes, íntimos dos indivíduos. Nessa perspectiva, tal conceito está diretamente relacionado ao problema da superexposição da imagem de crianças e adolescentes na internet, visto que muitas pessoas não têm conhecimento prévio acerca da gravidade de tal exposição. Desse modo, é crucial discutir acerca de fatores como a normalização da questão e a ineficácia das leis brasileiras, os quais são fortes causadores do imbróglio.

De início, vale ressaltar a banalização do assunto como fator determinante para a permanência do impasse. Acerca disso, a filósofa Hannah Arendt criou o conceito de “Banalidade do Mal”, o qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, tornando-as banais. Nesse sentido, tal teoria é constatada no contexto brasileiro atual, uma vez que a sociedade não dá a devida atenção aos perigos e às possíveis consequências negativas da superexposição de crianças e jovens na internet, o que pode causar problemas futuros a estes indivíduos. Assim, devido à normalização da questão, a problemática é fortemente agravada na sociedade.

Outrossim, constata-se a ineficiência legislativa como intensificadora do problema. O escritor Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”, afirma que muitas leis existem apenas no papel, não sendo efetivadas na prática. Uma dessas normas, presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegura que as crianças e os adolescentes têm pleno direito às suas imagens e que devem consentir com o que for publicado na internet. Entretanto, embora esta seja garantida legalmente, não é totalmente aplicada no contexto brasileiro contemporâneo, uma vez que ainda há um forte desrespeito a esta norma em relação à superexposição dos jovens nas redes sociais. Logo, o não cumprimento da lei contribui efetivamente para a controvérsia.

Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe à mídia, em conjunto com o Governo Federal, por meio de profissionais qualificados, elaborar campanhas acerca da superexposição de jovens nas redes sociais, com enfoque nos perigos e consequências dessa prática. Essa ação terá como finalidade levar a sociedade a refletir sobre o problema, de modo que este deixe de ser normalizado. Por fim, com essas medidas, a nação caminhará rumo ao progresso e a problemática será amenizada no meio social.

OBS.: Fiquei uns dias sem escrever, então acho que perdi um pouco a prática rsrs.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#95388
Oi, @Anna1, como estás?

Parabéns pela redação!

Não vejo problemas nas competências 2, 4 e 5.

Na competência 1, percebo dois desvios gramaticais: um relacionado a paralelismo sintático (l. 17) e outro relativo à aplicação de vírgula (l. 19). Porém, como sabe, apenas dois desvios não geram quaisquer descontos.

Na competência 3, por outro lado, noto problemas mais recorrentes. Resumindo, a sua argumentação não apresenta concretude. Isso quer dizer que você apresenta uma problemática, mas não a ilustra. O seu argumento do D1, por exemplo, diz respeito ao fato da sociedade não dar atenção ao problema da superexposição em questão, todavia não mostra como isso se dá na prática, ou seja, em que sentido se consegue perceber a inatenção na realidade. Entende?

Por isso, pontuo a sua redação em 960.

:)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Anna1
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#95424
Fortes escreveu:Oi, @Anna1, como estás?

Parabéns pela redação!

Não vejo problemas nas competências 2, 4 e 5.

Na competência 1, percebo dois desvios gramaticais: um relacionado a paralelismo sintático (l. 17) e outro relativo à aplicação de vírgula (l. 19). Porém, como sabe, apenas dois desvios não geram quaisquer descontos.

Na competência 3, por outro lado, noto problemas mais recorrentes. Resumindo, a sua argumentação não apresenta concretude. Isso quer dizer que você apresenta uma problemática, mas não a ilustra. O seu argumento do D1, por exemplo, diz respeito ao fato da sociedade não dar atenção ao problema da superexposição em questão, todavia não mostra como isso se dá na prática, ou seja, em que sentido se consegue perceber a inatenção na realidade. Entende?

Por isso, pontuo a sua redação em 960.

:)
Oii, @Fortes! Muitíssimo obrigada pelos comentários, preciso melhorar mesmo na argumentação. Mas, por outro lado, oba! Consegui 200 na C1 com o Rodrigo! Haha :D
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95442
Muito bom! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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