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Por LIANY
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na democratização da arte urbana,que ainda é visto pela humanidade com um ato de vandalismo. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas o silenciamento e a influência da mentalidade social.
Nesse cenário, ressalta-se,de início,que a falta de discussão é um fator do problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamenro instaurado na questão da arte nas ruas, visto que a população acaba não buscando informações sobre e acaba estigmatizando essa arte. Assim, urge tirar essa situação da ocultação para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo, a influência de aspectos socioculturais é um entrave no que tange o problema. Chimamanda Adichie defende que "a cultura não faz as pessoas;as pessoas fazem a cultura".Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre a arte urbana, visto que a maioria esquecem que essas pinturas nas ruas são culturas e servem de conhecimento para a sociedade. Desse modo, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, é preciso urgente intervir nesse problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, a fim de atualizar a mentalidade social sobre a arte urbana. Tal ação pode, ainda ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa forma, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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