A princípio, esse grupo racial é retratado na mídia ainda é um problema. Desde a escravidão, aonde os escravos africanos eram não só vítimas de maus-tratos como também discriminados e ridicularizados pela elite branca. Isso se perpetua nas novelas, onde os personagens são caracterizados como inferiores, marginais, submissos e também hiperssexualizados. Sabendo a importância da mídia na formação pessoal, esses estereótipos contribuem para uma má formação da imagem do negro na sociedade, e ainda atrapalham na construção da identidade e autoestima deles.
O racismo estrutural é uma questão pertinente é necessário potencializa a falta de representação dos negros na sociedade brasileira. Todavia, as mídias tendem a não debater sobre a inclusão dos personagens negros com mais visibilidade nas histórias. Também, com isso é evidente que não ocorra o aumento de papéis, não de escravos, empregados, pobres e bastardos, mas de protagonistas, outras profissões e funções, para personagens de pele escura. Situações como essa, exemplificam a importância do debate sobre o preconceito racial e a necessidade de espaço para essa e outras minorias na mídia.
Falta a representação do negro na televisão brasileira, cabe à sociedade brasileira conscientizar-se do racismo estrutural, procurando se educar sobre o assunto para combate-lo. Ademais, cabe à Mídia combater o racismo estrutural por meio de cenas de novelas, notícias, filmes, debates, mostrando à população o quanto é ruim o racismo. Por fim cabe à iniciativa privada incluir mais negros nas propagandas, procurando ter mais inclusão. A partir dessas ações, esperase promover uma melhora no que tange à questão da falta de represetação do negro na televisão brasileira
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.