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Por Mari8900
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#95167
A obra cinematográfica Cidade de Deus retrata a formação e a vida em uma comunidade marcada pela desigualdade e falta de acesso à cultura e oportunidades, resultando em um ambiente violento e hostil. Assim como representado na ficção, a contemporaneidade brasileira cria um cenário onde a democratização do acesso à cultura é necessário, uma vez que não há incentivos governamentais e a errônea visão de que tal elemento é destinado para a elite.
Em primeira análise, é visível que a cultura se tornou um elemento destinado às mais altas camadas sociais. Evidencia-se, por exemplo, que na sociedade vitoriana, o teatro e a literatura eram destinados a aqueles que possuíam grande poder aquisitivo, causando uma grande segregação. Sendo assim, tal legado histórico perpetua até a atualidade, já que a cultura não alcança a classe trabalhadora, tendo em vista de que os grandes centros culturais estão situados nas metrópoles e cidades desenvolvidas.
Ademais, a inexistência de apoio governamental agrava tal quadro. Apesar da Constituição Federal Brasileira garantir o pleno exercício dos direitos culturais e acesso a fontes de cultura nacional, a realidade é contrária, pois o Governo Federal negligencia a área e destina incentivos financeiros para outras áreas da economia, fazendo com que a cultura nacional caia em esquecimento. Desse modo, com a ineficiência do governo, os cidadãos ficam privados de conhecer a identidade cultural e exercer plena cidadania.
Portanto, fica evidente a participação da cultura na reflexão e compreensão da realidade. Urge que o Ministério da Cultura, juntamente com o Governo Federal, conceda subsídios a empresas privadas, que serão revertidos em entradas a museus, cinemas, compras em livrarias e outras visitas culturais para pessoas com baixa renda e estudantes, com o objetivo de distribuir de forma igual e incentivar a cultura brasileira. Somente assim, será possível a construção de uma identidade nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Higorvaz
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#0
Olá, @Mari8900! Irei aqui corrigir sua redação, porém, não sou profissional, logo, sinta-se livre para me corrigir. :mrgreen:

Tipo de correção - Opinião Primeiramente, acho importante destacar que seu texto está, em um aspecto planejado, muito bem pensado, entretanto, carece de alguns recursos essenciais para o construção do mesmo, isto é, alguns elementos estão em falta ou nao foram aplicados corretamente para o melhor entendimento e sustentabilidade do seu argumento.

Nesse sentido, irei começar a listar tais deslizes, separando-os caso necessário:

1 - Gramática: Você escreve muito bem, entretanto, salvo algumas observações sobre o uso correto da vírgula, onde, em alguns casos, ela não está presente. Outro ponto importante seria o uso de nomes de séries, filmes etc. Caso tenha que usá-los, coloque-os em vírgula, nesse caso, "Cidade de Deus".

2 - Argumentação em defesa de um ponto de vista: Sua base argumentativa é realmente ótima, mas, em alguns casos no seu texto, ela apresenta algumas incongruências, ou seja, você nao conseguiu explicar, de uma maneira completa, o sentido da sua opinião e, por isso, pode parecer que tal é vago.

3 - Proposta de Intervenção: Esse é um dos mais faceis de serem realizados, contudo, senti falta do Meio/Modo em sua proposta, o que acarretará em um desconto da nota desta competência.


Espero que tenha te auxiliado em algo, logo, obrigado e até mais! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Higorvaz
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#95180
Olá, @Mari8900! Irei aqui corrigir sua redação, porém, não sou profissional, logo, sinta-se livre para me corrigir. :mrgreen:

Tipo de correção - Opinião Primeiramente, acho importante destacar que seu texto está, em um aspecto planejado, muito bem pensado, entretanto, carece de alguns recursos essenciais para o construção do mesmo, isto é, alguns elementos estão em falta ou nao foram aplicados corretamente para o melhor entendimento e sustentabilidade do seu argumento.

Nesse sentido, irei começar a listar tais deslizes, separando-os caso necessário:

1 - Gramática: Você escreve muito bem, entretanto, salvo algumas observações sobre o uso correto da vírgula, onde, em alguns casos, ela não está presente. Outro ponto importante seria o uso de nomes de séries, filmes etc. Caso tenha que usá-los, coloque-os em vírgula, nesse caso, "Cidade de Deus".

2 - Argumentação em defesa de um ponto de vista: Sua base argumentativa é realmente ótima, mas, em alguns casos no seu texto, ela apresenta algumas incongruências, ou seja, você nao conseguiu explicar, de uma maneira completa, o sentido da sua opinião e, por isso, pode parecer que tal é vago.

3 - Proposta de Intervenção: Esse é um dos mais faceis de serem realizados, contudo, senti falta do Meio/Modo em sua proposta, o que acarretará em um desconto da nota desta competência.


Espero que tenha te auxiliado em algo, logo, obrigado e até mais! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Higorvaz
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#95182
Outro ponto importante que esqueci de citar foram a ausência das teses explicitas no final do primeiro parágrafo, tente coloca-los e, assim, realizar os próximos 2 parágrafos de acordo com eles.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Mari8900
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#95196
Obrigada pela correção, vou me atentar mais aos aspectos :)
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