Em primeira análise, é visível que a cultura se tornou um elemento destinado às mais altas camadas sociais. Evidencia-se, por exemplo, que na sociedade vitoriana, o teatro e a literatura eram destinados a aqueles que possuíam grande poder aquisitivo, causando uma grande segregação. Sendo assim, tal legado histórico perpetua até a atualidade, já que a cultura não alcança a classe trabalhadora, tendo em vista de que os grandes centros culturais estão situados nas metrópoles e cidades desenvolvidas.
Ademais, a inexistência de apoio governamental agrava tal quadro. Apesar da Constituição Federal Brasileira garantir o pleno exercício dos direitos culturais e acesso a fontes de cultura nacional, a realidade é contrária, pois o Governo Federal negligencia a área e destina incentivos financeiros para outras áreas da economia, fazendo com que a cultura nacional caia em esquecimento. Desse modo, com a ineficiência do governo, os cidadãos ficam privados de conhecer a identidade cultural e exercer plena cidadania.
Portanto, fica evidente a participação da cultura na reflexão e compreensão da realidade. Urge que o Ministério da Cultura, juntamente com o Governo Federal, conceda subsídios a empresas privadas, que serão revertidos em entradas a museus, cinemas, compras em livrarias e outras visitas culturais para pessoas com baixa renda e estudantes, com o objetivo de distribuir de forma igual e incentivar a cultura brasileira. Somente assim, será possível a construção de uma identidade nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.