Em primeiro plano, é fulcral pontuar que o assédio contra a mulher no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir a segurança da população, porém, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de laboração das autoridades, em um futuro próximo, poderá se consolidar uma sociedade onde a prática do assédio é considerada comum, limitando ainda mais o papel da mulher nesse meio e as impedindo de serem membros da sociedade. Desso modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Em segundo plano, é igualmente preciso apontar a má educação como fomentadora dessa questão no país. Posto isso, de acordo com o jornal Uol: "pessoas que tiveram uma educação ruim são mais propensas a se tornarem assediadores". Diante de tal exposto, fica evidente que noticias assim sejam consequência de uma educação defasada, onde o aluno não é ensinado a ter respeito e empatia pelo próximo tão pouco a como se comportar em sociedade, tal fato dificulta a vida da mulheres, pois, com um maior número de assediadores a chance delas serem assediadas é muito maior. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, visando mitigar o assédio contra a mulher no Brasil, cabe ao Ministério da Justiça, órgão máximo responsável pela segurança da nação, por intermédio das leis, desenvolvam delegacias da mulher por todo o território nacional e disponibilizem números para denuncia. Assim, a fala de Thomas Hobbes será verdadeiramente efetivada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.