Além disso, durante muitos anos as pessoas negras eram postas em papéis como empregadas, motoristas, zeladores e outros para humilha-los, mas nunca em cargo de grande destaque. Atualmente apenas 2 mulheres negras têm um espaço na televisão como apresentadoras, Maria Julia Coutinho e Gloria Maria. Um exemplo que essa representatividade é essencial, é o caso da Teodora, uma menina negra de 8 anos que pediu de presente um corte de cabelo igual o da apresentadora Maria Julia.
Apesar de dizerem ser existente essa representatividade, ainda há uma lacuna extremamente preocupante. As relutâncias dessa televisão branca é a desvalorização excessiva da pele negra, causando o aumento do racismo. Ademais a representatividade negra é vultosa para a construção de uma infância segura e cheia de autoestima, já que quando uma criança avista uma pessoa, melânico em um cargo de importância faz com que ela se inspire.
Em virtude dos fatos apresentados, é essencial medidas para reduzir a médio e longo prazo a representação grosseira do negro nas emissoras do Brasil. Então, um estímulo são a secretaria da cultura e as mídias sociais, promoverem propostas para aumentar a visibilidade negra, como histórias que valorizem os negros e atuações em papéis variados através do aumento do número de contratações e obras voltadas a apreciação da cultura afrodescendente e integração da participação negra nas telenovelas do país, com finalidade de acabar com os estereótipos falsos e ofensivos, gerando oportunidade e visibilidade maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.