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Por Al3ne
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#94538
Uma pauta que nunca tem fim e é crescente, é a violência sexual. Nenhum lugar é seguro, nem mesmo dentro de casa, crianças e adolescentes são mais vulneráveis a essa violência, pois muitas vezes têm medo de falar ou de serem julgados, por acharem que têm culpa, onde só existe um culpado, o agressor.
Nem sempre o agressor sofre as consequências pelos seus atos. Diante disso, é muito importante a criação de projetos, ações para que desde de cedo as crianças tenham conhecimento sobre o seu corpo, sua liberdade, seus limites e sobre o que elas devem ou não permitir. Todos nós conhecemos alguém, já ouvimos falar de alguém ou até mesmo já sofremos abuso, na infância, adolescência ou fase adulta. Na maioria das vezes do gênero feminino, onde através dessa violência acabam engravidando do abusador, inúmeros são os casos de vítima que morreram durante o aborto, o que é amparado por lei nesses casos.
Portanto, o papel do Ministério Público é importante nesse combate, pois pode promover ações, fiscalizar o cumprimento da lei e atuar na defesa dos interesses sociais, afinal essa é a sua missão. Contudo, não cabe somente ao Parquet a atuação nessa causa, precisamos de leis mais rígidas para que o agressor seja punido de fato, pelos danos físicos, mentais e pelos traumas que vão acompanhar a vítima pelo resto de sua vida.
Contudo, ainda há esperança que a nossa sociedade saiba respeitar e amparar nossas crianças e adolescentes, e acima de tudo, informá-los sobre o quanto é importante falar sobre o assunto e denunciar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por mikahk
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#94929
Oi, @Al3ne. Bom, irei corrigir a sua redação (de acordo com as competências do ENEM), não sou profissional, mas tentarei fazer o meu melhor.

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
A sua redação apresenta poucos desvios gramaticais, porém os mesmo dificultam muito na leitura do seu texto. Parece que você tentou dar um enfoque dramático à alguns pontos da sua redação, como em: "...pois muitas vezes têm medo de falar ou de serem julgados, por acharem que têm culpa, onde só existe um culpado, o agressor."
NOTA: 160

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Você compreendeu a ideia da redação, porém não apresentou nenhuma tese. Os pontos que você trabalhou poderiam ser mais aprofundados, dando um maior enfoque a imunidade que os agressores têm e as consequências disso. E seria interessante se você procurasse argumentos para reforçar a sua tese, como citações ou alusões a filmes, músicas, séries, etc.
NOTA: 120

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Como dito na análise acima, você não usou argumentos para reforçar a sua tese (que nem foi apresentada). Uma dica que dou é ler redações +900, assim você terá uma base para escrever a próxima. Não se prenda a achismos, busque argumentos que reforcem o seu ponto de vista.
NOTA: 80

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Bom, a redação do ENEM é dividida em 4 parágrafos, sendo o primeiro da tese, os dois seguintes de desenvolvimento e o último a conclusão. Não vi eles na sua redação. O que te aconselho é separar as causas e consequências do tema trabalhado e só depois iniciar a sua redação, isso deixará as coisas mais claras na mente. Nesse processo separe algumas sínteses de proposta de intervenção ligada as causas. ; )
NOTA: 40

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A sua proposta de intervenção foi genérica e não apresentou meio/modo, finalidade e até mesmo detalhamento. Tente trabalhar melhor esses pontos.
Exemplo de conclusão:
"Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério da Cidadania, como importante autoridade na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, facilitar o processo de retirada de documentos pessoais no Brasil. Tal medida deve ser realizada a partir do aumento de vagas ofertadas diariamente nos principais centros responsáveis pelos registros civis, além do estabelecimento de um maior número de funcionários, a fim de tornar o procedimento mais dinâmico e acessível, bem como garantir o acesso à cidadania aos brasileiros. Ademais, fica a cargo do Ministério das Comunicações estimular o engajamento social por meio de propagandas televisivas e nas redes sociais, com o fito de dar visibilidade à temática e assim assegurar os direitos cidadãos."
NOTA: 40


Concluindo, a dica que posso dar a você é praticar, a prática leva a perfeição. E é sempre bom ler algumas redações nota 1000 de vez em quando ; )
Qualquer coisa estou a disposição.
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