Nem sempre o agressor sofre as consequências pelos seus atos. Diante disso, é muito importante a criação de projetos, ações para que desde de cedo as crianças tenham conhecimento sobre o seu corpo, sua liberdade, seus limites e sobre o que elas devem ou não permitir. Todos nós conhecemos alguém, já ouvimos falar de alguém ou até mesmo já sofremos abuso, na infância, adolescência ou fase adulta. Na maioria das vezes do gênero feminino, onde através dessa violência acabam engravidando do abusador, inúmeros são os casos de vítima que morreram durante o aborto, o que é amparado por lei nesses casos.
Portanto, o papel do Ministério Público é importante nesse combate, pois pode promover ações, fiscalizar o cumprimento da lei e atuar na defesa dos interesses sociais, afinal essa é a sua missão. Contudo, não cabe somente ao Parquet a atuação nessa causa, precisamos de leis mais rígidas para que o agressor seja punido de fato, pelos danos físicos, mentais e pelos traumas que vão acompanhar a vítima pelo resto de sua vida.
Contudo, ainda há esperança que a nossa sociedade saiba respeitar e amparar nossas crianças e adolescentes, e acima de tudo, informá-los sobre o quanto é importante falar sobre o assunto e denunciar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.