Em primeiro lugar, é observável que pensamentos preconceituosos ainda estão fortemente enraizados na sociedade brasileira. Esse modo retrógrado de ver o mundo está associado à forte presença da religião católica e evangélica na população, estas que não respeitam nenhum gênero além do gênero hétero. Segundo o Datafolha, instituto de pesquisa, 49% dos brasileiros são católicos e 26% são evangélicos, no ano de 2022. Esses dados demonstram que ao menos 75% da população, de acordo com sua religiosidade, não concorda com os debates acerca da diversidade de gênero, o que gera uma marginalização e criminalização direcionados aos integrantes do grupo LGBTQPIA+.
Em segundo lugar, a falta de representatividade midiática em relação a pessoas não héteras dificulta aos indivíduos assumirem sua verdadeira sexualidade, com medo da represália familiar e social. O jogador de futebol Richarlyson, que já atuou no São Paulo F.C., foi o primeiro futebolista brasileiro a se declarar bissexual. Antes de 2022, nenhum jogador do país havia se declarado do grupo LGBTQPIA+, o que dificulta, por falta de exemplos a serem seguidos, mais sujeitos a se orgulharem de sua sexualidade.
Tendo em vista essa problemática, é nítido que medidas precisam ser tomadas. Logo, o Ministério da Educação, responsável por determinar o que será ensinado nas escolas públicas, deve, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adicionar uma disciplina acerca da sexualidade e diversas identidades de gênero, estando presente no ensino médio. Essa ação visa conscientizar os jovens a terem respeito às identidades de gênero.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.