Tratando-se do uso de elementos de jogos no aprendizado, tais como personificação, regras, objetivos, pontos e recompensas, a gamificação possui um grande potencial quando se fala no futuro da educação. É conveniente recordar-se de que, com o aumento da tecnologia após a terceira revolução industrial, os jogos virtuais vêm se tornando crescente em todo o mundo, prendendo a atenção não só dos adolescentes como também de adultos e crianças, e aplicá-los no sistema educacional seria unir o útil ao agradável.
É de suma importância pontuar que, além dos fatos já citados, a gamificação cria um ambiente que permite o desenvolvimento de competências cruciais para o futuro do estudante. Nessa metodologia, é, através de jogos, trabalhado o otimismo, a persistência e a aceitação dos próprios erros, provendo divertimento ao praticante. A introdução dos jogos no ambiente escolar também auxilia os alunos a terem senso crítico, planejamento estratégico e a lidarem com a competitividade, características muito requisitadas em empresas.
Em conclusão, observa-se que tal cenário é benéfico, pois oferece aos alunos uma metodologia de ensino inovadora e divertida, recuperando o interesse que, há anos, vem sendo perdido. Para a implantação dessa técnica, é crucial que professores de diferentes áreas e alunos entrem em discussão, criando uma alternativa confortável para ambos os lados, através de aulas e palestras, trabalhando para que a gamificação seja implantada nos sistemas educacionais de maneira constante e fixa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.