Primordialmente, as heranças históricas apresentam-se como uma das barreiras que dificultam o combate á divisão desigual do serviço domestico entre homens e mulheres. Diante desse cenário, na cidade de Atenas na Antiga Grécia, as mulheres eram excluídas da participação social ficando inseridas, apenas, em tarefas como cuidar dos seus filhos e da casa. Assim, uma visão patriarcal foi inserida na sociedade e, desse modo, ocasionou em uma realidade em que a participação feminina no ambiente de trabalho é escassa. Isso porque, por essa visão ser hereditária, as mulheres, desde cedo, não ocupam o ambiente escolar e, assim que casam, ficam responsáveis pelas atividades domesticas.
Ademais, a negligência estatal consiste em um dos entraves para diminuir a diferença entre a partição de atividades caseiras entre indivíduos do sexo masculino e feminino. Nesse aspecto, na Constituição de 1988, um dos direitos garantidos aos cidadãos é o direito a saúde. Apesar disso, é evidente que, na prática, isso não ocorre, haja vista que, por conta da ineficácia do governo, parte da população, principalmente de zonas periferias, encontra-se adoentada. Dessa forma, maior parte do tempo que seria destinado ao ambiente de trabalho é destinada para cuidar dos adoentados e, além disso, a falta de saneamento básico ocasiona na movimentação da economia em que é necessária a compra de remédios.
Destarte, então, que medidas precisam ser tomadas para combater essa problemática. Para isso, cabe ao Governo Federal, por meio do ministério da Educação e da Saúde, investir na educação e na saúde – como melhora do saneamento básico- com o objetivo de diminuir a frequência de doenças e, consequentemente, a utilização do tempo gasto para cuidados em outros aspectos, como na educação. Assim, será possível garantir a presença, sobretudo do sexo feminino, no mercado de trabalho e, por conseguinte, erradicação da visão preconceituosa sobre a função da mulher na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.