Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o trabalho infantil. Nesse sentido, o pode público deve destacar uma carência de investimento na área educacional. Essa conjuntura, segundo ideias do filósofo contratualista John Locke configura-se como violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis como a assistência infantil, o que é infelizmente evidente no país.
Outrossim, destaca-se a pobreza muito presente nas famílias brasileiras como impulsionador do trabalho infantil. Segundo Dieckheim, o fato social é uma maneira seletiva de agir e de dispensar, de toda exterioridade, generalidade e coerctividade, seguindo essa linha de pensamento, observa que a pobreza é grande impulsionador do trabalho infantil, com o precário sistema de educação, muitos adolescentes dedicam-se ao trabalho para nao passar fome. Que consequentemente retarda o combate contra o trabalho infantil.
Depreende-se, portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) por intermédio de verbas governamentais, reformamos na área educacional brasileira para formar cidadãos e impor seus direitos. Assim se consolidará uma sociedade mais reformulada, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.