Diante desse cenário, é importante pontuar, a princípio, a ocorrência de agressões físico-mentais contra os idosos como uma hostilidade persistente no tecido nacional. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como o postulado pelo sociólogo canadense Erving Goffman, a estigmatização de determinados grupos como insignificantes para exercerem quaisquer atividades dentro do espaço social cerceia-os à margem da vida em sociedade, fomentando a objetificação e a vulnerabilização da condição humana, sendo esse princípio notório, sobretudo, na noção precária de envelhecimento enraizada. Como resultado, as ações discriminatórias, opressoras e, não raramente, cruéis, direcionadas à população em idade avançada, tornam-se um produto dessa normalização do posicionamento desses indivíduos como seres inválidos e dependentes sendo, assim, realizadas com frequência e pouco debatidas e denunciadas e, por conseguinte, situações de degradação do caráter corpóreo, moral e psicológico das vítimas desses abusos são irrompidas. Logo, os sofrimentos causados por essa subjugação prejudica a consolidação de uma sociedade livre da violência.
Além disso, é válido ressaltar a conduta omissa e a extorsão patrimonial como entraves ao bem-estar dos idosos. Segundo o abordado na série ‘’Eu me importo’’, na qual uma golpista se aproveita da condição de anciãos abandonados para extorquir os seus recursos financeiros, a dignidade desses cidadãos é desrespeitada quando a garantia da sua segurança, da sua liberdade, da sua saúde e do seu poder de decisão sobre a própria vida é silenciada. Sob essa lógica, a obra constata o quanto essa forma de violência é perceptível, principalmente, em relacionamentos de presumida confiança plena e de cuidado para com as necessidades básicas desses sujeitos quando, contudo, há o aproveitamento do estado de debilidade senil. Nesse sentido, tais maus-tratos vão desde o tratamento insalubre – a falta de higienização e de alimentação – até a tomada dos seus bens econômicos para o usufruto próprio. Como consequência, essas atitudes impróprias causam danos graves ao humilhar, menosprezar e explorar os indivíduos em função da sua velhice, transformando-a em um estágio de vida transtornado. Dessa maneira, o combate a esses abusos é essencial para conter essas violações.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esses impasses. Nessa perspectiva, o Ministério Público deve ampliar os meios de fiscalização, por meio do investimento na vigilância dos asilos, dos cuidadores e dos familiares por agentes públicos a partir, especificamente, do destino de 15% do capital estatal para as demandas do cumprimento do Estatuto do Idoso, a fim de conter a violência contra essa minoria. Cabe, ainda o apoio de campanhas midiáticas para incentivar a denúncia e estabelecer uma realidade semelhante a do documentário.
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.