Os avanços tecnólogicos que sucederam a Revolução Industrial, trouxeram inúmeras facilidades para a sociedade contemporânea, principalmente no que diz respeito ao ato de adquirir produtos. Contudo, nas últimas décadas as agências de publicidade vem usando estratégias de marketing para manipular o comportamento do indivíduo, incentivando o consumo inconsciente. Nesse sentido, quando a propaganda tem como alvo o público infantil, observa-se um problema social ainda mais grave. Por isso, é imprescindível o debate acerca dessa problemática, que tem como raiz questões econômicas, como também analisar suas consequências.
Em primeira análise, é válido abordar que a sociedade atual é consumista e imediatista. Segundo Zygmunt Bauman-filósofo e sociólogo polonês- vivemos tempos líquidos; na sociedade contemporânea nada é feito para durar. O setor publicitário tem grande influência nesse consumismo, pois se aproveita da alienação popular. Assim, é inconcebível que se use de estratégias manipuladoras direcionadas às crianças, pois estas ainda não desenvolveram seu senso crítico, o que representa um abuso de poder.
Ademais, as crianças podem desenvolver transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, devido a essas propagandas abusivas. Theodor Adorno - filósofo alemão do século xx - entendia que as estratégias midiáticas manipulam o comportamento das pessoas. Dessa forma, os anúncios publicitários incentivam a criança a associar a posse de determinado produto como símbolo de felicidade, o que leva a mesma a se sentir triste e excluída quando não consegue obtê-lo, o que poderá levá-la a desenvolver um quadro depressivo. É incoerênte que o Brasil busque se tornar uma nação desenvolvida, mas não se preocupe com a saúde psicológica dos pequenos.
Portanto, é essencial medidas operantes para reverter esse entrave no país. Para isso, é necessário que o MEC promova debates a respeito do consumo consciente, desde o início da formação escolar, a fim de ensina-las o que existe por trás da divulgação de produtos para que no futuro possam fazer melhores escolhas financeiras. Também, deve o poder público aplicar leis que proíbam o abuso dentro das propagandas infantis, com determinação de horários e também proibir a utilização do uso da imagem de personagens em propagandas alimentícias. Com isso, as crianças serão mais livres das pressões sociais e poderá contruir uma sociedade mais consciente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada