Sob essa perspectiva, cabe ressaltar que 1 em cada 4 brasileiros abandonam os estudos anualmente, devido a baixa qualidade de ensino e a dificuldade no aprendizado. Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições. No entanto, percebe-se que, no território nacional, há recorrências de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento no processo de alfabetização, como a falta de capacitação profissional, ocasionada pela baixa qualidade de ensino, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover a qualidade de ensino, não cumpre o seu devido papel aos estudantes. Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.
Em segunda analise, é primordial que sejam oferecidos conforto e qualidade para os estímulos adequados para os estudantes, a escassez de locais benefícos para determinadas atividades, como quadra, bibliotecas e laboratórios. Nesse contexto, para uma melhoria na infraestrutura escolar, deve-se considerar não apenas os equipamentos mas também o amplo espaço, para atividades físicas, como decorrência de tal a melhoria nas relações interpessoais. Nessa lógica, o que consequentemente, prejudica o desenvolvimento do aluno é a exclusão social, a infraestrutura influência no processo de alfabetização de maneira que a vivência seja praticada, estimulando o interesse do aluno à passar mais tempo na escola.
Registra-se, portanto, a persistência nos obstáculos internos no processo de alfabetização no Brasil. Diante disso o Ministério da Educação (MEC) órgão responsável pelo sistema educacional, deve prover palestras atrativas nas escolas para estimular o interesse do aluno e, melhorar a infraestrutura de modo que possam desenvolver atividades ao ar livre, não sendo apenas dentro da classe, no decorrer disso as relações interpessoais vão evoluindo, evitando assim a evasão escolar. Dessa maneira, a melhoria estrutural e a frequência dos alunos na escola será melhor. Forma, ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.