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Por Libia928
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A pandemia intensificou os desafios no processo de alfabetização no Brasil, entre 2019 e 2021, foi registrado um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 de idade anos que não sabiam ler, a sociedade se depara com diversos desafios impactantes relacionadas ao processo de alfabetização no País. Uma vez que, tais desafios ocasionam um grave problema no desenvolvimento escolar, conscientemente sabendo que não é um problema exclusivamente atual. Desse modo, a evasão escolar e a falta de infraestrutura nas escolas brasileiras são apenas alguns dos principais impulsionadores do revés.

Sob essa perspectiva, cabe ressaltar que 1 em cada 4 brasileiros abandonam os estudos anualmente, devido a baixa qualidade de ensino e a dificuldade no aprendizado. Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições. No entanto, percebe-se que, no território nacional, há recorrências de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento no processo de alfabetização, como a falta de capacitação profissional, ocasionada pela baixa qualidade de ensino, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover a qualidade de ensino, não cumpre o seu devido papel aos estudantes. Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.

Em segunda analise, é primordial que sejam oferecidos conforto e qualidade para os estímulos adequados para os estudantes, a escassez de locais benefícos para determinadas atividades, como quadra, bibliotecas e laboratórios. Nesse contexto, para uma melhoria na infraestrutura escolar, deve-se considerar não apenas os equipamentos mas também o amplo espaço, para atividades físicas, como decorrência de tal a melhoria nas relações interpessoais. Nessa lógica, o que consequentemente, prejudica o desenvolvimento do aluno é a exclusão social, a infraestrutura influência no processo de alfabetização de maneira que a vivência seja praticada, estimulando o interesse do aluno à passar mais tempo na escola.

Registra-se, portanto, a persistência nos obstáculos internos no processo de alfabetização no Brasil. Diante disso o Ministério da Educação (MEC) órgão responsável pelo sistema educacional, deve prover palestras atrativas nas escolas para estimular o interesse do aluno e, melhorar a infraestrutura de modo que possam desenvolver atividades ao ar livre, não sendo apenas dentro da classe, no decorrer disso as relações interpessoais vão evoluindo, evitando assim a evasão escolar. Dessa maneira, a melhoria estrutural e a frequência dos alunos na escola será melhor. Forma, ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por abiaacs
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#0
boa tarde, Libia

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL.

PC: DESAFIOS, ALFABETIZAÇÃO e BRASIL.

{1- A pandemia intensificou os desafios no processo de alfabetização no Brasil, entre 2019 e 2021, foi registrado um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 (anos) de idade [anos] que não sabiam ler[,]} (. Sendo assim,) a sociedade se depara com diversos desafios impactantes relacionadas ao processo de alfabetização no País. {2- [Uma vez que, tais desafios ocasionam um grave problema no desenvolvimento escolar, conscientemente sabendo que não é um problema exclusivamente atual.]} Desse modo, a evasão escolar e a falta de infraestrutura nas escolas brasileiras(,) são apenas alguns dos principais impulsionadores do revés.

{1}: de que fonte é essa pesquisa?

{2}: tópico frasal desnecessário.

Sob essa perspectiva, {3- cabe ressaltar que 1 em cada 4 brasileiros abandonam os estudos anualmente, devido a baixa qualidade de ensino e a dificuldade no aprendizado.} {4- [Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.]} [No entanto,] {5- (Com isso,) percebe-se que, no território nacional, (infelizmente,) há recorrências de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento no processo de alfabetização, como a falta de capacitação profissional, ocasionada pela baixa qualidade de ensino, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover a qualidade de ensino, não cumpre o seu devido papel [aos] (com os) estudantes.} {4- Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.}

{3}: fonte, data, de onde você tirou isso?

{4}: você utilizou das mesmas palavras em seu tópico frasal de finalização.

{5}: aqui você falou de maneira geral sobre o analfabetismo no brasil, e não adentrou sobre a causa "evasão escolar" como propulsora do tema. Nos desenvolvimentos, espera-se discutir mais a fundo sobre o que foi proposto em sua introdução. Isso revela, uma quebra de expectativa e falha na sua estrutura.

[Em segunda analise] (Além disso), {7- [é primordial que sejam oferecidos] (não há) conforto e qualidade (nas escolas) para os [estímulos adequados para os] estudantes (brasileiros)}[,](. Isso é visível, pois há) a escassez de locais benéficos para determinadas atividades, como quadra(s esportivas), bibliotecas e laboratórios (científicos). {6- Nesse contexto, para uma melhoria na infraestrutura escolar, deve-se considerar não apenas os equipamentos mas também o amplo espaço, para atividades físicas, como decorrência de tal a melhoria nas relações interpessoais.} Nessa lógica, [o que consequentemente, prejudica o desenvolvimento do aluno é a exclusão social], a infraestrutura influência no processo de alfabetização de maneira que a vivência seja praticada, estimulando o interesse do aluno à passar mais tempo na escola. {ausência do tópico frasal de finalização e do tópico frasal de comprovação}

{6}: procure solucionar na conclusão.

{7}: procure afirma que existe um problema.

Registra-se, portanto, a persistência nos obstáculos internos no processo de (promoção da) alfabetização no Brasil. Diante disso(,) o Ministério da Educação (MEC) (,) órgão responsável pelo sistema educacional, (por meio de investimentos na área da educação,) deve [pro(mo)ver palestras atrativas nas escolas para estimular o interesse do aluno e,] melhorar a infraestrutura(, como a ampliação de salas de aulas e ferramentas tecnológicas,) de modo que possam desenvolver atividades ao ar livre, [não sendo apenas dentro da classe] (ampliando novas formas de ensino), [no decorrer disso as relações interpessoais vão evoluindo,] evitando(,) assim(,) a evasão escolar. [Dessa maneira] (A fim de que), (com) a melhoria (na) estrutura[l e](,) a frequência dos alunos na escola será melhor. (Dessa) Forma, (a) ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.

OBS. Vejo que você possui algumas dificuldades em relação em como estruturar melhor seus argumento, de modo a não ser redundante e mais objetiva. Para isso, vou deixar uma aula, que irá te ajudar a enriquecer nesse quesito. Outra coisa que eu gostaria de deixar claro aqui é que, dê prioridade para apresentar um dado ou qualquer repertório sociocultural em seus desenvolvimentos, pois TODOS os seus argumentos precisam de comprovação, o repertório do seu D1 estava incompleto e no D2 inexistente. Dados: precisam da fonte, da data, para depois vim a informação. Vi, também, que você possui algumas dificuldades com relação ao uso dos conectivos, então procure saber mais sobre os significados de cada um. No mais, parabéns! Espero ter ajudado, fique bem! ❤

DESENVOLVIMENTO:



COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
1
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Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#95505
boa tarde, Libia

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL.

PC: DESAFIOS, ALFABETIZAÇÃO e BRASIL.

{1- A pandemia intensificou os desafios no processo de alfabetização no Brasil, entre 2019 e 2021, foi registrado um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 (anos) de idade [anos] que não sabiam ler[,]} (. Sendo assim,) a sociedade se depara com diversos desafios impactantes relacionadas ao processo de alfabetização no País. {2- [Uma vez que, tais desafios ocasionam um grave problema no desenvolvimento escolar, conscientemente sabendo que não é um problema exclusivamente atual.]} Desse modo, a evasão escolar e a falta de infraestrutura nas escolas brasileiras(,) são apenas alguns dos principais impulsionadores do revés.

{1}: de que fonte é essa pesquisa?

{2}: tópico frasal desnecessário.

Sob essa perspectiva, {3- cabe ressaltar que 1 em cada 4 brasileiros abandonam os estudos anualmente, devido a baixa qualidade de ensino e a dificuldade no aprendizado.} {4- [Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.]} [No entanto,] {5- (Com isso,) percebe-se que, no território nacional, (infelizmente,) há recorrências de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento no processo de alfabetização, como a falta de capacitação profissional, ocasionada pela baixa qualidade de ensino, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover a qualidade de ensino, não cumpre o seu devido papel [aos] (com os) estudantes.} {4- Desse modo, uma maneira de diminuir a evasão e melhorar a alfabetização seria identificar possíveis falhas nas instituições.}

{3}: fonte, data, de onde você tirou isso?

{4}: você utilizou das mesmas palavras em seu tópico frasal de finalização.

{5}: aqui você falou de maneira geral sobre o analfabetismo no brasil, e não adentrou sobre a causa "evasão escolar" como propulsora do tema. Nos desenvolvimentos, espera-se discutir mais a fundo sobre o que foi proposto em sua introdução. Isso revela, uma quebra de expectativa e falha na sua estrutura.

[Em segunda analise] (Além disso), {7- [é primordial que sejam oferecidos] (não há) conforto e qualidade (nas escolas) para os [estímulos adequados para os] estudantes (brasileiros)}[,](. Isso é visível, pois há) a escassez de locais benéficos para determinadas atividades, como quadra(s esportivas), bibliotecas e laboratórios (científicos). {6- Nesse contexto, para uma melhoria na infraestrutura escolar, deve-se considerar não apenas os equipamentos mas também o amplo espaço, para atividades físicas, como decorrência de tal a melhoria nas relações interpessoais.} Nessa lógica, [o que consequentemente, prejudica o desenvolvimento do aluno é a exclusão social], a infraestrutura influência no processo de alfabetização de maneira que a vivência seja praticada, estimulando o interesse do aluno à passar mais tempo na escola. {ausência do tópico frasal de finalização e do tópico frasal de comprovação}

{6}: procure solucionar na conclusão.

{7}: procure afirma que existe um problema.

Registra-se, portanto, a persistência nos obstáculos internos no processo de (promoção da) alfabetização no Brasil. Diante disso(,) o Ministério da Educação (MEC) (,) órgão responsável pelo sistema educacional, (por meio de investimentos na área da educação,) deve [pro(mo)ver palestras atrativas nas escolas para estimular o interesse do aluno e,] melhorar a infraestrutura(, como a ampliação de salas de aulas e ferramentas tecnológicas,) de modo que possam desenvolver atividades ao ar livre, [não sendo apenas dentro da classe] (ampliando novas formas de ensino), [no decorrer disso as relações interpessoais vão evoluindo,] evitando(,) assim(,) a evasão escolar. [Dessa maneira] (A fim de que), (com) a melhoria (na) estrutura[l e](,) a frequência dos alunos na escola será melhor. (Dessa) Forma, (a) ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.

OBS. Vejo que você possui algumas dificuldades em relação em como estruturar melhor seus argumento, de modo a não ser redundante e mais objetiva. Para isso, vou deixar uma aula, que irá te ajudar a enriquecer nesse quesito. Outra coisa que eu gostaria de deixar claro aqui é que, dê prioridade para apresentar um dado ou qualquer repertório sociocultural em seus desenvolvimentos, pois TODOS os seus argumentos precisam de comprovação, o repertório do seu D1 estava incompleto e no D2 inexistente. Dados: precisam da fonte, da data, para depois vim a informação. Vi, também, que você possui algumas dificuldades com relação ao uso dos conectivos, então procure saber mais sobre os significados de cada um. No mais, parabéns! Espero ter ajudado, fique bem! ❤

DESENVOLVIMENTO:



COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:

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