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Por mariana96
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Na obra "O Cidadão de Papel", o jornalista Gilberto Dimenstein crítica o sistema de leis no Brasil, no qual possui uma boa elaboração, porém carece efetividade na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobredita se aplica na negligência governamental vinculada a falta de preservação ambiental impactadas pelo crescimento do agronegócio no Brasil.

Diante desse cenário, é fundamental assinalar o desmatamento causado pela ampliação dos espaços agroculturais, pois segundo os estudos das cientistas Deborah Lawrence e Karen Vandecar, ao continuar o desmatamento na Amazônia a ação irá estimular a redução das chuvas, podendo assim causar mudanças climáticas afetando na produção de soja de 25% a 60% conforme a região.
Ademais, a utilização demasiada de produtos agrotóxicos impacta diretamente o ecossistema local e regional. A contaminação dos sistemas hídricos, ar e a deterioração do solo, através da aplicação de pesticidas favorece a degradação ambiental. Nessa perspectiva, fica evidente que o uso inadequado dessas substâncias afeta negativamente a natureza.

Portanto, medidas são necessárias para que esse impasse prejudicial ao meio ambiente sejam extinguidos. Com isso em mente, é imprescindível que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), por meio da Polícia Federal Ambiental fiscalizasse o desmatamento das zonas prejudicadas com o objetivo de extinguir o efeito do desflorestamento desse ecossistema. Além disso, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) entre com novas medidas no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de diminuir a quantidade permitida de agrotóxicos nas lavouras brasileiras. Deste modo, a crítica do jornalista Gilberto Dimenstein deixará de ser válida e a Lei do Código Florestal Brasileiro fará jus ao seu propósito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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