Sob essa perspectiva, convém enfatizar que apesar da medicina ter evoluido e o conhecimento sobre o HIV ter se expandido, a falta de informação presente no corpo social ainda continua escassa. Nessa óptica, Segundo programa das Nações Unidas Unaids, 46,3% dos sorospotivados para o HIV ouviram comentários negativos no ambiente social. De maneira análogica, a responsável pela manutenção dessa mazela social é a incúria das instituições formais de ensino. Isso porque as escolas estão, por vezes, mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover projetos que poderiam conscientizá-los sobre o HIV e desmistificar os estigmas relacionados a ele e outras doenças.
Outrossim, o estigma e a descriminação como mais dois fatores que agravam o impasse. A discriminação e o preconceito relacionado ao HIV é muitas vezes baseado em atitudes e crenças estigmatizantes sobre comportamento, grupos, gênero, doença e morte. Tais ações podem ser institucionalizada por meio de leis, políticas e práticas que focam negativamente nas pessoas vivendo com HIV e grupos marginalizados. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, ainda haja essa exclusão social contra soropositivos para o HIV.
Fica evidente que a desinformação e a descriminação são decorrentes ao estigma relacionado ao HIV e que, portanto, é necessário mudanças. Para tanto, o Ministério da Saúde juntamente ao Ministério da Educação, devem promover aulas de educação sexual para que com a realização de palestras e projetos com pessoas que tenham a doença e com profissionais da saúde, mais pessoas possam se informar sobre o HIV, fazendo com que consequentemente, deixem o estigma e o preconceito de lado. Feito isso, a afirmação do poeta Cazuza deixará de ser uma realidade uma vez que esses fatores ficaram no passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.