É verdade que, por vezes, as grandes cidades podem ser caóticas: intenso fluxo de veículos, acúmulo de lixo, poluição, congestionamento, entre outras situações. Tais condições, além de afetarem a qualidade de vida, são prejudiciais ao meio ambiente. Tendo em vista esses problemas, a possibilidade de expansão urbana se apresenta como uma oportunidade para o desenvolvimento de cidades com tecnologias que favoreçam o desenvolvimento sustentável e melhores as condições de vida dos habitantes.
Dessa forma, nessas novas áreas pode-se adotar soluções sustentáveis, como loteamentos planejados, com inclusão de ciclovias, sistema de saneamento e esgotamento sanitário modernos, construções com tecnologia sustentável (como telhado verde, cisternas, captação de energia solar), bem como incorporação de parques municipais arborizados e sistema otimizado de coleta de lixo.
Para as áreas já existentes, cabe uma adaptação dos aspectos passíveis de serem adaptados, como uma melhoria na mobilidade urbana, por meio do planejamento e logística do transporte coletivo, e modernização das edificações, como por exemplo pela substituição de sistemas elétricos e de iluminação por outros mais tecnológicos e econômicos.
Por fim, vale ressaltar que tais melhorias e sugestões só serão plenamente aproveitadas casa haja, conjuntamente, uma massiva política de conscientização a respeito da importância do incentivo à sustentabilidade e da prática de ações sustentáveis, como reciclagem dos resíduos, consumo consciente e utilização de transporte público.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.