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Por MarinaMaia11
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"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos". Artigo 1 da declaração universal dos direitos humanos. De maneira análoga a isso, a violência contra a pessoa idosa no Brasil destaca dois aspectos importantes: A violência psicológica, caracterizada por insultos, ameaças e outros tipos de agressões verbais, e os maus tratos.
Em primeira análise, evidencia-se que a violência psicológica, uma das principais causas do etarismo, está ligada a má compreensão das pessoas com os idosos. De acordo com os dados disponibilizados pelo disque 100, de 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias. Houve aumento de 53% no número de violência contra o idoso no Brasil.
Além disso, é notório que os maus tratos contra os idosos é muito comum. Desse modo, "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Aldous Huxley. Consoante a isso, os fatos dos problemas causados pela violência contra os idosos não deixam de existir só porque são claramente ignorados pela sociedade hodierna.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Dessa maneira, cabe a secretaria nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, fazer campanhas, por meio de protestos, a fim de que amenize a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Somente assim, eles terão dignidade e direitos iguais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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