Em primeira análise, evidencia-se que os jovens ainda possuem uma intensa dificuldade de conseguirem se ingressar na sociedade, principalmente, por serem invalidados, fazendo com que os problemas e opiniões dos mesmos passem a ser vistos incessantemente de uma maneira hostil e insignificante. Sob essa ótica, Charlie Brow cita: ''O que eu consigo ver é só um terço do problema, é o sistema que tem que mudar''. Dessa forma, é visualizado que só teremos uma menor porcentagem de problemas socioeconômicos entre os jovens, assim que forem ouvidos e amparados pelo sistema.
Ademais, é notório a falta de apoio estatal e a ridicularização da mídia com os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. Constatamos que a mídia é um dos principais meios usados para degradar e menosprezar pessoas que vivem nessa situação, já que existe uma grande taxa de criminalidade entre eles, por diversos motivos social e econômicos. Desse modo, Foucault - filósofo francês - cita ''Alguns assuntos são silenciados para manter as estruturas do poder.'' Consoante a isso, percebemos que a grande alienação da sociedade nas mídias, acaba se limitando em apenas insultar e destratar esses jovens, assim, acabam não percebendo que o principal responsável por assegurar os direitos e visualizar as condições de pessoas com vulnerabilidade social é o Estado.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir a questão dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Dessa maneira, cabe a Administração Superior juntamente a ONG'S e o Estatuto da Juventude oferecer assistência e oportunidades a esses jovens por meio de palestras e programas educacionais, além do acesso a lazer, a fim de que diminua a porcentagem dessa problemática no Brasil. Somente assim, haverá oportunidades igualitárias e auxílio eficiente, recursos que não estavam sendo oferecidos e exercidos na canção de Charlie Brown Jr.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.