Dessa forma, em primeiro análise, o descaso Estatal é um desafio presente na problemática. Segundo o filósofo Jonh Locke em seu conceito de "contrato social" os indivíduos cedem sua confiança ao Estado que deve garantir todos os direitos básicos a eles. Entretanto, ocorre que, no país, tal contrato é quebrado diariamente na medida em que as autoridades não buscam propostas que objetive na diminuição da exclusão sofrida por autistas no âmbito escolar.
Ademais, a ausência de representatividade é uma entrave no que tange a exclusão de pessoas autistas. Para a escritora Rupi Kaur " a representatividade é Vital" Porém, há um hiato na representação de indivíduos autistas no ensino, visto que, pela falta de visibilidade, essas pessoas sofrem preconceito, e uma insegurança enorme. Para diminuir essa exclusão, é preciso que a representatividade seja vista como vital.
Portanto, medidas devem ser tomadas para alterar esse cenário. Logo, o Governo, em parceria com escolas, deverá promover ações educativas, por meio de palestras no ensino educacional com especialistas como: pedagogos e psiquiatras infantis, a fim de amenizar o descaso com esses indivíduos, para que eles tenham todos os seus direitos preservados, assim como afirma Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.