Em primeira análise, na perspectiva do filósofo italiano Benedetto Croce, aponta a seguinte afirmação " a violência não é força, mas fraqueza nem nunca poderá ser criadora de alguma coisa, apenas destruidora ". Da mesma maneira que é vivido pela personagem em Púrpura que com a escravidão e maus tratos gerados, não teve o devido direito de ser digna, como os ferimentos físicos e psicológicos obtidos pelos senhores, deixando de ser vista como ser humano e passando à ser uma mercadoria. Entretanto, a situação não é distante da sociedade brasileira quando os cidadãos sem escolha, estão submetidos a permanecer em um emprego desmerecedor e subordinado recebendo o mínimo para sobreviver. Dessa forma, é inaceitável que o quadro continue.
Além disso, como relatava o ex presidente da África do sul, Nelson Mandela " devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero ". Sendo assim, é evidente que a necessidade da liberdade deve se seguinda, no entanto, a um desafio em relação a construção da dignidade humana no trabalho, com a falta de oportunidade e estabelecimento honesto é notavel a dificuldade em obter um meio trabalhista, com maior conflito o desgostamento físico e mental no ambiente, evetuados pela força corporal prejudiciais ao corpo coletivo. Como também, a desigualdade na questão de negligência aos mais vulneráveis explorando os demais e retribuindo de maneira precavel. Ou seja, para diminuir esses casos algo deve ser feito.
Portanto, providências são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o ministério do trabalho juntamente com o Governo Federal devem desenvolver palestras em comércios, para os trabalhadores, por meio de entrevistas com vítimas do mesmo obstáculo. Tal como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios, com a proposta de trazer mais clareza sobre a dignidade do trabalho na construção humana e alcança um público maior. Somente assim, será possível distância a situação ocorrida no filme a cor púrpura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.