Primordialmente, a visão preconceituosa consiste em um dos entraves que impossibilita uma alfabetização digital eficiente para os indivíduos da terceira idade. Diante desse contexto, segundo o filósofo Immanuel Kant “o ser Humano é aquilo que a educação faz dele”, logo, fica evidente que os idosos por terem sua base educacional voltada para tradição, ou seja, em um contexto em que a tecnologia não fazia parte da sua realidade, estes desenvolveram uma visão preconceituosa. Isso porque essa parte da população não consegue entender o funcionamento das redes e percebe que tradições, ao decorrer do tempo, vão sendo deixadas para trás devido o uso dessas tecnologias. Portanto, esses se recusam a abandonar as suas origens e adentrar no mundo digital.
Ademais, a superficialidade na aprendizagem sobre o meio digital é uma das barreiras que dificulta o ensinamento e, consequentemente, presença dos idosos nas redes sociais, por exemplo. Isso porque devido ao déficit na educação dessa faixa etária da população, torna-se necessário um ensinamento claro e aprofundado sobre os pontos positivos e negativos do uso desses meios de comunicação oque, na prática, não ocorre. Sob esse viés, por conhecerem de forma superficial esse meio e acreditarem que seus direitos; como a segurança, estão garantidos, esses indivíduos compartilham dados e tornam-se as principais vítimas de golpes. Desse modo, medidas que visem alfabetizar digitalmente de forma eficiente a terceira idade precisam ser tomadas.
Destarte, então, que é de extrema importância que os entraves da alfabetização digital na terceira idade sejam erradicados da sociedade brasileira para que a inclusão destes no meio tecnológico seja possível. Para isso, cabe ao Ministério da Educação promover a aprendizagem do uso da tecnologia por esses indivíduos, por meio de cursos gratuitos – que ensinem o modo de usar, bem como os pontos positivo e negativos dos aparelhos tecnológicos- a fim de tornar a aprendizagem do uso da tecnologia pelos idosos algo possível. Assim, a afirmativa do cientista Steve Jobs realmente fará parte da realidade mundial e, consequentemente, brasileira.
Alguém pode corrigir, por favor? @EmillyySilva @abiaacs
Eu fico aparecendo e sumindo por aqui. Não tá nada fácil!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.