Sob esse viés, destaca-se que a falta de orientação familiar é o principal fator para manutenção desse revés. Nessa perspectiva, para o Sociólogo Marco Abud, é importante que a família esteja conectada na vida real, de modo que crianças e jovens peguem o gosto pelo mundo que existe fora da virtualidade. Todavia, parte expressiva dos pais não sabem como orientar sobre o uso digital extrapolado, o que gera conflitos familiares. Dessa forma, é inaceitável que, a família como base da sociedade, não seja instruída.
Ademais, cabe ressaltar a negligência do Governo e seu impacto no combate ao vício tecnológico. Conforme o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, tal concepção não ocorre, visto que falta especialistas em hospitais de rede pública para o tratamento da dependência digital, uma vez que propercia também a evolução de doenças mentais. Logo, é contraditório que, em um país onde altos impostos são cobrados, a população não tenha um sistema de saúde público eficiente.
Despreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Mec, órgão responsável pelas diretrizes educacionais, deve promover palestras em escolas, que orientem os familiares e educadores como monitora o uso de aparelhos digitais de crianças e adolescentes, com intuito de adequar o tempo do uso tecnológico. Além disso, o Governo federal precisa investir na capacitação de profissionais como pisocologos e psiquiatras, a fim de tratar e prevenir a dependência digital. Com isso, os brasileiros terão controle no uso de redes sociais como a personagem Ana no fim do enredo "Modo avião".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.