Primeiramente, o estresse seria causado pela falta de descanso da visão, já que esta é exposta a uma quantidade desordenada de informações por onde quer que passe. Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil foi colocado na segunda posição, com estresse sendo propagado entre os trabalhadores, diminuindo seu desempenho no trabalho. Mesmo não sendo o único responsável por estimular o estresse em cadeia, a poluição visual certamente tem influência.
Convém lembrar que a quantidade desenfreada de propagandas espalhadas próximas de estradas e ruas que são divididas por pedestres e motoristas pode ocasionar acidentes graves por falta de atenção. O site Portal do Trânsito possui uma postagem sobre o tema, apontando que 18% dos acidentes de carro que acontecem pelo mundo é devido a desatenção no trânsito, parte é graças a poluição visual que impossibilita o total foco na estrada. Ou seja, com uma quantidade menor de placas e cores, a quantidade de acontecimentos no tráfego diminuiria por parte.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe a OMS – Organização Mundial de Saúde -, ligada à mídia, criar campanhas que promovam a limpeza das pinturas e pichações presentes nas ruas, e a diminuição da quantidade de placas e painéis publicitários, com o objetivo de diminuir os problemas de saúde e os acidentes causados pelas mesmas. Com as obras cubistas de Romero Britto expostas apenas nas galerias de arte, notavelmente seria menos cansativo de olhá-las por muito tempo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.