Avatar do usuário
Por Kaminse
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94481
O que define um ambiente visualmente poluído é a quantidade desordenada e excessiva de informações, sejam elas úteis ou não. Um exemplo disso seriam os quadros de Romero Britto – pintor e escultor brasileiros conhecido mundialmente – expostos por todos os muros de uma cidade brasileira. Mesmo sendo arte, a presença em excesso de suas cores vibrantes e formas cubistas podem trazer prejuízos para a sociedade, como estresse e desencadeamento de acidentes de trânsito.
Primeiramente, o estresse seria causado pela falta de descanso da visão, já que esta é exposta a uma quantidade desordenada de informações por onde quer que passe. Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil foi colocado na segunda posição, com estresse sendo propagado entre os trabalhadores, diminuindo seu desempenho no trabalho. Mesmo não sendo o único responsável por estimular o estresse em cadeia, a poluição visual certamente tem influência.
Convém lembrar que a quantidade desenfreada de propagandas espalhadas próximas de estradas e ruas que são divididas por pedestres e motoristas pode ocasionar acidentes graves por falta de atenção. O site Portal do Trânsito possui uma postagem sobre o tema, apontando que 18% dos acidentes de carro que acontecem pelo mundo é devido a desatenção no trânsito, parte é graças a poluição visual que impossibilita o total foco na estrada. Ou seja, com uma quantidade menor de placas e cores, a quantidade de acontecimentos no tráfego diminuiria por parte.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe a OMS – Organização Mundial de Saúde -, ligada à mídia, criar campanhas que promovam a limpeza das pinturas e pichações presentes nas ruas, e a diminuição da quantidade de placas e painéis publicitários, com o objetivo de diminuir os problemas de saúde e os acidentes causados pelas mesmas. Com as obras cubistas de Romero Britto expostas apenas nas galerias de arte, notavelmente seria menos cansativo de olhá-las por muito tempo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
123 Exibições
por Rochalaisa
1 Respostas 
171 Exibições
por AthenaJBM
0 Respostas 
19 Exibições
por Mayuhuz
0 Respostas 
56 Exibições
por Quetsia
0 Respostas 
60 Exibições
por mavztyz
0 Respostas 
81 Exibições
por Giovanni467
0 Respostas 
99 Exibições
por Kmartins
0 Respostas 
90 Exibições
por isaheirich
0 Respostas 
94 Exibições
por Karollua
2 Respostas 
137 Exibições
por kaylene

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM