Em primeira análise, a escassez de capacidade trabalhista se manteve em alta na sociedade brasileira. Sob esse viés, os dados de pesquisas nacional da empresa (PNAD) , publicou no ano de 2020 que cerca de 70 % dos jovens entre a faixa -etária de 14 e 24 anos de idade , são os mais os mais afetados no grupo de desempregados, após a inserção das novas tecnologias. Isso, acontece pelo fato do mercado de trabalho está cada vez mais exigente na formação profissional. Entretanto, diante da exigência sobredita, os jovens da atualidade tende a ter dificuldades em garantir oportunidades acerca da qualificação profissional, já que as vagas de preparação trabalhista fica mais restrita na cidadania com a passar do anos. Destarte, é inadmissível que uma nação ainda conviva sobre esse ambiente de carência oportunista.
Em segunda análise, destaca-se o pouco investimento nos ambientes de ensinos técnico, que por consequências acabou se agravando mais o fenômeno social. Nesse sentido, o vice presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão, expressa que os jovens se transformou em uma mão de obra dispensável nos dias atuais, após a negligência de instituições educacionais em disponibilizar ambientes de aprendizagem bem investido no mercado de trabalho. Perante a isso, é fato que o raciocínio do ator correlacionar perfeitamente com o panorama que a conjuntura brasileira se estabelecer, pois a sociedade de jovens são desvalorizada diante do Poder Público, que não se obriga em garantir um ensino de qualidade para os adolescentes e crianças. Logo, enquanto o desleixo das instituições educacionais permanecer, a tão sonhada cidadania bem qualificadas irá ser exceção.
Há, portanto, que medidas sejam tomadas para combater esses altos desafios para conseguir a experiência profissional. Desta maneira, o Ministerio da Educação - órgão responsável pelo desenvolvimento da educação- deve implementar políticas fiscais e monetárias adequadas, para que haja maior despesas públicas nos ambientes de ensinos qulificatórios, por meio de publicações e programas sociais, utilizando cartazes e propagandas, para que haja maior influência e propagação em diversos locais. Ademais, o estado deverá utilizar amplos investimentos nos ambientes de ensino profissionalizante, para que ofereça à jovens a procura de oportunidades melhores ensinos profissionais, essas alternativas teriam a finalidade de mitigar a desvalorização do mercado de trabalho, perante aos indivíduos estudantes e de garantir o Brasil que seja uma nação livre de suas mazelas históricas. Assim, o filme "Tempos Modernos ", será apenas uma dissimulação à vista do novo cenário brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.