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Por Andrex
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#94455
Conforme o filósofo, Thomas Hobbes, o "contrato social", vínculo entre sociedade e Estado, cujo dever é garantir o bem-estar a todos. No entanto, esse dever tem sido difícil para os brasileiros quando se observa as consequências das fortes chuvas no país. Dessa forma, cabe analisar o descaso governamental e as enchentes como principais causas dessa grave situação.
Nessa perspectiva, o descaso do Estado, principalmente na esfera executiva, contribui para a permanência dos alagamentos. Como no ocorrido em Pernambuco, segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à moradia, segurança de qualidade. Todavia nota-se que tal prerrogativa encontra-se negada para a sociedade, pois embora existam os direitos, o fato da falta de ação do governo impede que a população tenha tranquilidade. Assim, enquanto o descaso do Estado se mantiver, infelizmente, a sociedade permanecerá sem solução.
Outrossim, vale destacar que as enchentes acabam gerando transtornos para a população, o que aumenta a quantidade de pessoas sem moradia. "O importante da vida não é viver, mas viver bem". De acordo com Platão, ainda Grécia Antiga, é a qualidade de vida, e não a simples existência, que deve ser valorizada. Conquanto, "viver bem" não ocorre como se deveria, devido à ineficiência das políticas públicas em proteger o cidadão, o qual propicia as enchentes. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade de novas políticas públicas de proteção.
Urge que o poder executivo, órgão encarregado de governar o povo, deve dar mais atenção a essa problemática, criar nova política pública, por meio de bueiros inteligentes, com o intuito de amenizar o problema das chuvas. Segundo assim, espera-se que as chuvas não seja mais um problema e que o "contrato social" possa finalmente ser dever de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Andrex
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#94456
@abiaacs

Quando vc tiver tempo poderia corrigir minha redação??
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Por abiaacs
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#94706
boa tarde, Andre

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS FORTES CHUVAS NO BRASIL, NOS ÚLTIMOS ANOS

PC: CAUSAS, CONSEQUENCIAS, CHUVAS, BRASIL e ATUALMENTE.

{1- Conforme o filósofo, Thomas Hobbes, o "contrato social", vínculo entre sociedade e Estado, cujo dever é garantir {quem deve garantir isso?} o bem-estar a todos.} No entanto, esse dever (não) tem sido (garantido) [difícil para] (a)os brasileiros(,) quando se observa as consequências das fortes chuvas no país. Dessa forma, cabe analisar o descaso governamental e as {2-enchentes} como principais causas dessa grave situação.

{1}: reformule melhor o TF.

{2}: enchentes? procure pensar em algo mais amplo, como os maus hábitos da sociedade brasileira com o meio ambiente ou a cultura do desperdício ou o consumismo promove a retirada de camadas vegetais no Brasil, modificando assim o percurso dos rios voadores. Enfim, procure mais sobre o assunto.

Nessa perspectiva, o descaso do Estado, principalmente na esfera executiva, contribui para a permanência dos alagamentos. {1 - Como no ocorrido em Pernambuco, segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à moradia, segurança de qualidade.} Todavia nota-se que tal prerrogativa encontra-se negada para a sociedade, pois embora existam os direitos, o fato da falta de ação do governo {quais seriam essas ações? até o momento não foi relatado} impede que a população tenha tranquilidade. Assim, enquanto o descaso do Estado se mantiver, infelizmente, a sociedade permanecerá sem solução. {gostei da organização dos TF, parabéns. porém, em nenhum momento você citou sobre as chuvas, o que pode ser considerado como fuga parcial do tema e, também, você não adentrou nas temáticas.}

Outrossim, vale destacar que as enchentes acabam gerando transtornos para a população, o que aumenta a quantidade de pessoas sem moradia. "O importante da vida não é viver, mas viver bem"[.](,) De acordo com Platão, [ainda Grécia Antiga,] {3- é a qualidade de vida, e não a simples existência, que deve ser valorizada}. Conquanto, "viver bem" não ocorre como se deveria, devido à ineficiência das políticas públicas em proteger o cidadão, o qual propicia as enchentes. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade de novas políticas públicas de proteção. {mais uma vez parabéns pela organização dos TF. porém, vejo que você "discutiu" sobre o mesmo assunto, mas com outras palavras, do d1 aqui no d2. Além disso, também não citou sobre as chuvas, mais tarde estarei deixando como organizar melhor as ideias.}

{3}: reformule assim: é a qualidade de vida que deve ser valorizada e não a sua simples existência.

(Portanto, para que diminua as consequências das fortes chuvas no Brasil,) [Urge que] o poder executivo, órgão encarregado de governar o povo, deve [dar mais atenção a essa problemática,] criar nova(s) política(s) pública(s), por meio de (um maior investimento em projetos, como) bueiros inteligentes, com o intuito de amenizar o(s) problema(s) das chuvas (em excesso). (Sendo) [Segundo] assim, espera-se que as chuvas não seja(m) mais um problema e que o "contrato social" possa finalmente ser [dever de] (garantido a) todos. {Proposta completa. Parabéns. Tome cuidado com o meio, procure escreve-lo de forma mais "rebuscada" e não se esqueça de escrever uma frase de iniciação na sua conclusão.}

OBS. sua estrutura está impecável, parabéns! todos os seus tópicos frasais de finalizações estão ótimos. Porém, sua argumentação ainda possui falhas, para solucionar isso estarei te recomendando a fazer um esqueleto de redação. quando digo ESQUELETO não é um modelo pronto de redação, como é divulgado pela internet, mas sim uma forma de organizar suas ideias, isso antes da escrita do rascunho do texto. O vídeo que estarei deixando abaixo é um pouco longo, mas vale a pena. Além disso, vejo que você possui algumas dificuldades na elaboração do TF do repertório sociocultural, procure mais sobre. Abraços, espero ter ajudado! ❤

COMO EU FARIA: com esse tema, eu iria discutir no D1 uma causa que promove as fortes chuvas em determinadas regiões do país, como a retirada da camada vegetal, o que desregula a quantidade e a direção dos rios voadores, fazendo com que haja chuvas em excesso em determinas regiões e a ausência delas em outros locais; e no D2 falaria sobre uma consequência que esse fenômeno promove no meio da sociedade, como a baixa produção de alimentos na agricultura ou a promoção de grandes estragos nas vias públicas ou a piora da qualidade de vida dos que vivem em situação de vulnerabilidade, como os que vivem nas periferias e nas ruas. Isso, traz uma melhor organização e que não haja fuga do tema.

OCUMENTÁRIO PARA ADENTRAR NA TEMÁTICA:



COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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