Nessa perspectiva, o descaso do Estado, principalmente na esfera executiva, contribui para a permanência dos alagamentos. Como no ocorrido em Pernambuco, segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à moradia, segurança de qualidade. Todavia nota-se que tal prerrogativa encontra-se negada para a sociedade, pois embora existam os direitos, o fato da falta de ação do governo impede que a população tenha tranquilidade. Assim, enquanto o descaso do Estado se mantiver, infelizmente, a sociedade permanecerá sem solução.
Outrossim, vale destacar que as enchentes acabam gerando transtornos para a população, o que aumenta a quantidade de pessoas sem moradia. "O importante da vida não é viver, mas viver bem". De acordo com Platão, ainda Grécia Antiga, é a qualidade de vida, e não a simples existência, que deve ser valorizada. Conquanto, "viver bem" não ocorre como se deveria, devido à ineficiência das políticas públicas em proteger o cidadão, o qual propicia as enchentes. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade de novas políticas públicas de proteção.
Urge que o poder executivo, órgão encarregado de governar o povo, deve dar mais atenção a essa problemática, criar nova política pública, por meio de bueiros inteligentes, com o intuito de amenizar o problema das chuvas. Segundo assim, espera-se que as chuvas não seja mais um problema e que o "contrato social" possa finalmente ser dever de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.