Avatar do usuário
Por lovelylemon
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94364
De acordo com a Lei n° 6001, de 19 de dezembro de 1973, os povos indígenas também são protegidos pela lei da mesma forma que os demais brasileiros, no entanto, na conjuntura atual do país, percebe-se que a população indígena ainda é tratada com certa inferioridade perante a sociedade, uma vez que sua cultura e identidade vem sendo cada vez mais invisibilizada no país. Tal fator ocorre por conta da omissão do governo em dar a devida atenção a essas pessoas e o desconhecimento da população a respeito da importância dos povos indígenas no Brasil. Logo, torna-se necessário buscar meios para valorizar essa população no território brasileiro.

Em primeiro lugar, deve-se analisar a omissão governamental como principal impulsionador desse problema. O filme “Encanto”, dos Estúdios Disney, retrata uma família com integrantes que possuem dons especiais, porém, quando os problemas começam a aumentar, Alma, matriarca da família, faz de tudo para disfarçar o que se passa dentro de casa, de modo que a população não imagina a gravidade do que está acontecendo. Desse modo, a situação apresentada no filme se relaciona com a relação entre o Estado e os indígenas, uma vez que a desvalorização desses povos não seja algo atual, o Estado tenta camuflar a situação, deixando-a passar tão despercebida, que nem mesmo a população tem noção das dificuldades passadas pela população indígena.

Além disso, o desconhecimento da população a respeito da importância dos indígenas no país também colabora para a permanência dessa problemática. A obra "O Grito", do pintor Edvard Munch, simboliza o sentimento de angústia do ser humano. Fora das telas, os indígenas partilham desse mesmo sentimento, uma vez que, apesar de sua cultura contribuir fortemente na identidade nacional, muitos ainda não tem conhecimento a respeito dela, o que acaba trazendo desinformação sobre a cultura indígena.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse problema no país. Para tanto, é dever do Estado, por meio da FUNAI, investir na proteção e valorização dos povos indígenas, a fim de preservar sua cultura, além de também informar e divulgar sobre a cultura indígena para o restante da população, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância desses povos. Se tais medidas forem tomadas, o objetivo da Lei n°6001 será, enfim, cumprido corretamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Introdução: De acordo com a Lei n° 6001(é comum citar que vem da constituição federal), de 19 de dezembro de 1973, os povos indígenas também são protegidos pela lei da mesma forma que os demais brasileiros(seria bom comentar um pouco a mais sobre a Lei),(Fim de período, início da argumentação) .No entanto, na conjuntura atual do país, percebe-se que a população indígena ainda é tratada com certa inferioridade perante a sociedade, uma vez que sua cultura e identidade vem sendo cada vez mais invisibilizada(substitua para "se tornando mais invisível" ou "irrelevante") no país. Tal fator ocorre por conta da omissão do governo em dar a devida atenção a essas pessoas(TESE 1) e o desconhecimento da população a respeito da importância dos povos indígenas no Brasil(TESE 2). Logo, torna-se necessário buscar meios para valorizar essa população no território brasileiro.
- Tome cuidado com informações desnecessárias, pintei-as de LARANJA para que possa analisar!
- Poucos problemas de gramática.


Desenvolvimento 1: Em primeiro lugar, deve-se analisar a omissão governamental como principal impulsionador desse problema(TF). O filme “Encanto”, dos Estúdios Disney, retrata uma família com integrantes que possuem dons especiais, porém, quando os problemas(que tipos de problemas?) começam a aumentar(aumentam), Alma, matriarca da família, faz de tudo para disfarçar o que se passa dentro de casa, de modo que a população não imagina a gravidade do que está acontecendo. Desse modo, a situação apresentada no filme se relaciona com a relação entre o Estado e os indígenas, uma vez que a desvalorização desses povos não seja algo atual, o Estado tenta camuflar a situação, deixando-a passar tão despercebida, que nem mesmo a população tem noção das dificuldades passadas pela população indígena.(oque te faz pensar que o Estado realmente faz isso?)
- Eu pude compreender a analogia com o filme, porém, ficou muito confusa.
- Algumas lacunas argumentativas + faltou a conclusão.

Desenvolvimento 2: (cadê o EM SEGUNDO LUGAR?) Além disso, o desconhecimento da população a respeito da importância dos indígenas no país também colabora para a permanência dessa problemática(TF). A obra "O Grito", do pintor Edvard Munch, simboliza o sentimento de angústia do ser humano. Fora das telas, os indígenas partilham desse mesmo sentimento, uma vez que, apesar de sua cultura contribuir fortemente na identidade nacional(de que forma?), muitos ainda não tem conhecimento a respeito dela(oque te faz pensar isso?), o que acaba trazendo desinformação sobre a cultura indígena.
- Por mais que tenha repertório, não é produtivo suficiente.
- Algumas lacunas argumentativas + faltou a conclusão.


Conclusão: É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse problema no país. Para tanto, é dever do Estado(AGENTE), por meio da FUNAI(MODO), investir na proteção e valorização dos povos indígenas(AÇÃO), a fim de preservar sua cultura(EFEITO), além de também informar e divulgar sobre a cultura indígena para o restante da população, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância desses povos. Se tais medidas forem tomadas, o objetivo da Lei n°6001 será, enfim, cumprido corretamente.(DETALHAMENTO)
- Está tudo correto, porém, volto a questão das lacunas argumentativas, oque te faz pensar que a FUNAI já não faz isso?

REVISÃO GERAL:
- Cuidado com lacunas argumentativas, pergunte-se se oque acabou de escrever possui sentido completo ou você completou o sentido apenas com aquilo que já estava pensando.
- Não esqueça de concluir! Existem diversas maneiras de concluir um desenvolvimento, sempre visadas a complementar a conclusão da redação!
- O principal problema, ao meu ver, foi na escolha de repertórios, tente associá-los mais em explicações e não em comparações, pode ser que ajude!
- De forma geral, foi uma ótima redação!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
2
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#95221
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Introdução: De acordo com a Lei n° 6001(é comum citar que vem da constituição federal), de 19 de dezembro de 1973, os povos indígenas também são protegidos pela lei da mesma forma que os demais brasileiros(seria bom comentar um pouco a mais sobre a Lei),(Fim de período, início da argumentação) .No entanto, na conjuntura atual do país, percebe-se que a população indígena ainda é tratada com certa inferioridade perante a sociedade, uma vez que sua cultura e identidade vem sendo cada vez mais invisibilizada(substitua para "se tornando mais invisível" ou "irrelevante") no país. Tal fator ocorre por conta da omissão do governo em dar a devida atenção a essas pessoas(TESE 1) e o desconhecimento da população a respeito da importância dos povos indígenas no Brasil(TESE 2). Logo, torna-se necessário buscar meios para valorizar essa população no território brasileiro.
- Tome cuidado com informações desnecessárias, pintei-as de LARANJA para que possa analisar!
- Poucos problemas de gramática.


Desenvolvimento 1: Em primeiro lugar, deve-se analisar a omissão governamental como principal impulsionador desse problema(TF). O filme “Encanto”, dos Estúdios Disney, retrata uma família com integrantes que possuem dons especiais, porém, quando os problemas(que tipos de problemas?) começam a aumentar(aumentam), Alma, matriarca da família, faz de tudo para disfarçar o que se passa dentro de casa, de modo que a população não imagina a gravidade do que está acontecendo. Desse modo, a situação apresentada no filme se relaciona com a relação entre o Estado e os indígenas, uma vez que a desvalorização desses povos não seja algo atual, o Estado tenta camuflar a situação, deixando-a passar tão despercebida, que nem mesmo a população tem noção das dificuldades passadas pela população indígena.(oque te faz pensar que o Estado realmente faz isso?)
- Eu pude compreender a analogia com o filme, porém, ficou muito confusa.
- Algumas lacunas argumentativas + faltou a conclusão.

Desenvolvimento 2: (cadê o EM SEGUNDO LUGAR?) Além disso, o desconhecimento da população a respeito da importância dos indígenas no país também colabora para a permanência dessa problemática(TF). A obra "O Grito", do pintor Edvard Munch, simboliza o sentimento de angústia do ser humano. Fora das telas, os indígenas partilham desse mesmo sentimento, uma vez que, apesar de sua cultura contribuir fortemente na identidade nacional(de que forma?), muitos ainda não tem conhecimento a respeito dela(oque te faz pensar isso?), o que acaba trazendo desinformação sobre a cultura indígena.
- Por mais que tenha repertório, não é produtivo suficiente.
- Algumas lacunas argumentativas + faltou a conclusão.


Conclusão: É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse problema no país. Para tanto, é dever do Estado(AGENTE), por meio da FUNAI(MODO), investir na proteção e valorização dos povos indígenas(AÇÃO), a fim de preservar sua cultura(EFEITO), além de também informar e divulgar sobre a cultura indígena para o restante da população, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância desses povos. Se tais medidas forem tomadas, o objetivo da Lei n°6001 será, enfim, cumprido corretamente.(DETALHAMENTO)
- Está tudo correto, porém, volto a questão das lacunas argumentativas, oque te faz pensar que a FUNAI já não faz isso?

REVISÃO GERAL:
- Cuidado com lacunas argumentativas, pergunte-se se oque acabou de escrever possui sentido completo ou você completou o sentido apenas com aquilo que já estava pensando.
- Não esqueça de concluir! Existem diversas maneiras de concluir um desenvolvimento, sempre visadas a complementar a conclusão da redação!
- O principal problema, ao meu ver, foi na escolha de repertórios, tente associá-los mais em explicações e não em comparações, pode ser que ajude!
- De forma geral, foi uma ótima redação!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por RaDame
5 Respostas 
314 Exibições
por carlaburi02
0 Respostas 
125 Exibições
por Gabiprodigio
0 Respostas 
119 Exibições
por Anx02826
0 Respostas 
53 Exibições
por nathaliaass
0 Respostas 
157 Exibições
por thaissarocha
0 Respostas 
111 Exibições
por Ivair
0 Respostas 
435 Exibições
por GuilhermeC
0 Respostas 
151 Exibições
por Nycoleeee
0 Respostas 
109 Exibições
por raissacamara

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM