Em síntese, a evolução atinge todos os meios existentes. Nos últimos anos foi desenvolvido um novo tipo de cartão, o de aproximação. Como o próprio nome indica, não há necessidade de digitar a senha na maquininha, basta aproximar o cartão e o leitor da máquina fará o resto. Como resultado, essa prática facilitará os golpes, pois o meliante digita o valor que queira retirar sem o consentimento do dono. Dessa maneira, os novos cartões não possuem uma proteção imediata contra roubos, como placas refletoras.
Ademais, a pandemia contribuiu para a popularização de tais inovações. após 2 anos de isolamento social, as medidas de segurança sanitária tornaram-se hábito e prioridade dos brasileiros. Por isso, a criação de aplicativos de pagamento, como o "PIX", atenderam às expectativas. Porém, esses "apps" são facilmente usados por estelionatários se passando por vendedores ou pessoas necessitadas. Como não há comprovação da utilização desse dinheiro, por exemplo, notas fiscais com o CNPJ da empresa, o valor investido cai diretamente na conta do pedinte e sem possibilidade de retorno.
Logo, a educação financeira é um investimento necessário. Cabe ao Ministério da Economia em parceria ao Ministério da Educação para desenvolver cursos gratuitos disponíveis em cartilhas e nas mídias para ensinar, de forma simples, os perigos e maneiras de se proteger desses ataques financeiros. Também é necessário medidas para a identificação de golpistas a partir de números de discagem fáceis de lembrar, redirecionando à centrais específicas da polícia para agir em casos de golpes financeiros. Dessa maneira, as práticas golpistas serão controladas e extinguidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.