Em princípio, vale destacar a influência midiática como fator primordial nesse contexto. Uma vez que, a mídia, instrumento de grande alcance populacional, tem contribuído para as vendas e divulgação de cigarros eletrônicos no Brasil. Sob tal ótica, segundo o escritor Peter Druke, o conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento social. Desse modo, é necessário debater, como a mídia poderia ser usada de maneira positiva para a resolução dessa mazela através de informações sobre o produto. Entretanto, é visível que esse instrumento tem contribuído na glamourização dos cigarros eletrônicos, influenciando para o aumento de usuários, sendo a maioria deles jovens.
Além disso, cabe pontuar a negligência governamental em fomentar ações estatais para resolução desse impasse. Nesse sentido, nota-se que o uso excessivo dos cigarros eletrônicos deve-se a ineficiência do Estado e do sistema Legislativo, uma vez que a falta de fiscalização e o fácil acesso a esses produtos implicam diretamente para permanência desse empercilio. Diante desse viés, de acordo com Confúcio, "não são as más ervas que sufocam o grão, é a negligência do cultivador". Nessa perspectiva, o filósofo chinês, descreve bem como a negligência governamental atinge a população brasileira, pois a inação estatal refletem de maneira negativa, influenciando para o avanço da problemática. Destarte, é preciso pensar em medidas que minimizem esse problema.
Diante do exposto, é notório que essa problemática perpétua graças a não intervenção do Estado. Portanto, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por garantir o bem-estar populacional, junto ao Poder Legislativo, contribuir para a diminuição do uso de cigarros eletrônicos, mediante a implantação de leis que Proíbam a venda desses produtos principalmente para jovens e crianças. Nesse âmbito, essa ação será realizada aparti de leis rígidas e o aumento de fiscalização em locais que forneçam essas substância. Com intuito de favorecer positivamente para redução de dependentes no Brasil. Assim garantindo a saúde populacional e a preservação dos jovens brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.