No livro "É assim que acaba" é retratada a história de Lily,uma mulher que vivência diversos episódios de violência doméstica em seu relacionamento porém o amor que a mesma sente pelo autor do crime faz a personagem principal da trama duvidar várias vezes do divórcio, entretanto,ao longo da narrativa ela decide se separar do marido e seguir com a sua vida.Paralelamente a ficção,é notório que numerosas mulheres ainda sofrem com a violência doméstica no Brasil.Dentre outros fatores, destaca-se:os problemas psicológicos presentes nas vítimas e o feminicídio como pilares principais á essa problemática.
Em primazia,existem cinco variedades de violência contra a mulher: violência física, psicológica,sexual, patrimonial e moral nos quais atribuem para os impasses na saúde mental da mulher violada como falta de apetite, insônia, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e transtorno de estresse pós- traumático.Ademais,essas características mentais nas vítimas as tornam mais vulneráveis para a manipulação pelos seus agressores permitindo que grande parte dos casos não sejam denunciados.
De acordo com o filósofo Pitágoras: "Eduquem às crianças e não será necessário castigar os homens". Nessa perspectiva,a educação sobre a violação dos direitos humanos como a agressão são de extrema importância para a vivência em sociedade,mesmo sendo na maioria das vezes violados. Além disso, segundo ao Fórum brasileiro de Segurança Pública,cerca de 1.300 crimes de feminicídio foram registrados no Brasil em 2021 o qual se torna um alarmante atual.
Em vista dos fatos apresentados, conclui-se que para solucionar esse problema o governo federal e os órgãos responsáveis devem aplicar punições mais severas aos praticantes de violência doméstica e proporcionar campanhas publicitarias a fim de encerrar essa prática. Outrossim,é importante concientizar a população sobre as consequências geradas pela violência doméstica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.