Em primeiro plano, é válido destacar o atraso intelectual em razão da exploração trabalhista. O pensamento de Imannuel Kant, que afirma: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" possibilita a preocupação com os indivíduos desprovidos dela. Isso posto, depreende-se que aquele que não possui tempo nem recursos para se dedicar ao aprendizado, em razão do trabalho em massa, não será capaz de concluir idealmente seu desenvolvimento cognitivo, uma vez que sobreviver às dificuldades financeiras do dia a dia porta-se como preocupação maior. Tal fato, consequentemente aumentará a parcela impossibilitada em certas áreas do conhecimento na população, causando desordem na engrenagem social.
Ademais, a perpetuação do ciclo da miséria populacional também revela-se como outra preocupação gerada pela problemática. Segundo o relatório dos consórcios dos veículos de imprensa, cerca de 61% das crianças e adolescentes do país se encontram em situação de extrema pobreza, tendo o trabalho precoce como causa. Isso ocorre pois, de forma imperceptíva, é automatizado um ciclo eterno, posto que o jovem sem acesso ao aprendizado se tornará um profissional desqualificado — ficando preso à aquilo que sabe fazer —, assim, se deparando com uma crise financeira futuramente, passando essa aos seus descendentes.
Infere-se, portanto, a necessidade da elaboração de uma medida no instituto de mitigar o problema. Para tanto, é dever do Estatuto da Criança e do Adolescente — órgão responsável por garantir a segurança desses sujeitos — desenvolver de forma efetiva leis mais rigorosas que abordem a temática, por meio do aumento das verbas governamentais e debates, com o objetivo de privar os indivíduos em questão de tal infelicidade, assim, garantindo maior qualidade de vida. Desse modo, o país não apresentará mais casos como o de Tinho, resultando no equilíbrio do corpo social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada