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Por Leite
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Poluição visual é quando existe excesso de informações visuais em determinado espaço e de diferentes maneiras. Por exemplo, a cidade de New York com os seus telões de propaganda misturadas entre prédios, carros e pessoas. Diante disso, diversos problemas podem surgir para a sociedade, dentre eles a distração ao olhar as propagandas e o incentivo ao consumo exagerado.

Em primeira análise, é importante abordar o papel da distração nessa situação. Filmes/séries de ficção, principalmente os sub-gêneros futurista e "cyberpunk", é característico vermos cidades coloridas e chamativas devido aos telões nos edifícios. Não tão distante, essa realidade existe nos grandes centros das capitais mais famosas como São Paulo onde o famoso bairro da 25 de março é um local propício para distrações. O excesso de pessoas, barracas e "banners" nas ruas dificultam tanto a passagem do pedestre, causando acidentes como atropelamentos, quanto a atenção do consumidor para comprar aquilo que é necessário no momento.

Continuamente, os vendedores de lojas utilizam essa atenção para vender mais. O maximalismo é a prática contrária ao minimalismo no qual as pessoas compram mais que o necessário. O resultado dessa impulsividade é o excesso de objetos sem utilidade dentro de casa, e consequentemente, a bagunça. Outro ponto a ser discutido é a agressão à natureza quanto a desfeita de objetos, em sua parte, plásticos, produtos químicos e físicos nocivos, como uma bateria estragada. Portanto, as más compras futuramente resultam no aumento dos lixões.

Por fim, a poluição visual é um hábito da sociedade. Dessa maneira, cabe à população - especificamente, a família- em educar e manter o exemplo para as crianças por meio de incentivos às compras conscientes e doações dos objetos que não são mais necessários para ONGs ou pessoas que precisam e, assim diminuindo o excesso. Também é importante que os donos de lojas criem táticas menos agressivas para prender a atenção do consumidor sem atrapalhar a sua caminhada através do uso moderado de cartazes, "banners" em locais de fácil visualização, da mesma forma que desenvolver folhetos biodegradáveis para a rápida decomposição da folha. Destrate, os prejuízos visuais serão menores para a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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