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Por Priscila000
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#86826
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pelas Nações Unidas, em 1948, definiu os direitos humanos como inerentes à natureza dos indivíduos e essenciais a vida. Este documento reafirma que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Porém, vale ressaltar que apesar dos avanços na legislação no último século, ainda não houve uma reflexão significativa na sociedade brasileira a respeito do direito à moradia e a luta por habitação.
Faz-se importante mencionar, o filósofo Thomas Hobbes, que diz que é dever do estado zelar pelo bem-estar social. O direito à moradia propriamente dito não está na Constituição desde a sua implementação, mas passou a ser um direito constitucional no ano de 2000, quando a Emenda Constitucional nº 26 foi incorporada a ela.
A última pesquisa internacional feita sobre pessoas em situação de rua, pela ONU em 2005, estimou-se que mais de 100 milhões de pessoas no mundo não tem um lar. Das quase 7 bilhões de pessoas no mundo, 1,6 bilhão não tem uma moradia adequadamente.
Dado o exposto, é inegável que o direito à moradia e a luta por habitação é uma problemática importante a ser discutida. Dessa maneira, urge que é preciso uma maior compreensão do estado, para que dessa forma, o problema seja solucionado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por bylari
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#94082
Priscilla, vejo que o básico sobre redação você compreende, mas você precisa melhorar várias coisinhas para alcançar um texto nos moldes do ENEM. Esse ano será o seu primeiro ENEM, certo? (vi na sua descrição). Então eu te aconselho a desenvolver o seu processo de escrita muito bem esse ano, assim, quando você chegar no 3° ano precisará apenas treinar e aperfeiçoar :)


Te indico o canal da Milla Borges e da Jana Rabelo, lá tem aulões e playlists super completar que vão te ajudar DEMAIS! Veja os vídeos e coloque em prática, sempre que der eu poderei corrigir suas redações.

Vamos para a correção --->

A sua introdução tem tese e repertório, mas ela precisa ter a apresentação dos seus dois argumentos! Ou seja, você precisa deixar explícito os dois assuntos que serão tratados nos seus desenvolvimentos, sejam eles causas, desafios, consequências ou algum outro fator que torna o TEMA uma problemática (esse direcionamento você vai ter pelo recorte temático abordado). Sua tese é simples, você precisa deixá-la complexa... é difícil explicar como fazer isso, mas se você ler redações 1000 do site ou do próprio ENEM saberá com fazer, é basicamente apresentar os seus pensamentos sobre o tema de maneira impessoal e bem elaborada, mostrando implicações daquilo e já preparando o corretor para o que será relatado nos seus desenvolvimentos.


Os desenvolvimentos ficaram muito expositivos, apresentar dados e filósofos não é a parte fundamental dos seus desenvolvimentos, eles servem para mostrar que seus argumentos têm fundamentos produtivos, mas você PRECISA argumentar! Mostrar que tal fato existe por x motivos, que eles têm y consequências e atingem desfavoravelmente a população.


Não há nenhum elemento necessário para a pontuação da conclusão. É obrigatório que você apresente AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO para fechar 200 pontos na conclusão!

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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