Primeiramente, a falta de conhecimento verídicos e seguros da população a respeito das doenças mentais é um dos fatores que propagam os estigmas. Pois, a desinformação pode gerar uma sociedade que por não conhecer teme e cria predefinições a respeito das doenças mentais. Nesse sentido, no “mito da caverna”, do filósofo Platão, vemos homens acorrentados em uma caverna que viam somente sombras da realidade fora da caverna, e acreditavam que aquilo era a realidade de todas as coisas. Dessa maneira, pode-se relacionar esses homens às pessoas que não conhecem informações verdadeiras e responsáveis e são fadados ao preconceito e à ignorância. Portanto, pode-se constatar que a falta de informação contribui para o crescimento dos estigmas relacionados à saúde mental.
Outrossim, o preconceito contra a população acometida das doenças mentais é umas das causas da problemática em questão, visto que, a falta de informação e conhecimento gera medo do desconhecido no indivíduo, assim, perpetuando preconceitos e excluindo o diferente, ou seja, a comunidade é preconceituosa com o indivíduo por não conhecer e entender suas necessidades especiais, julgando seu comportamento atípico. Nesse contexto, o seriado de TV norte americano “Atypical”, nos mostra a realidade de um garoto diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que lida com preconceitos por não se enquadrar em um padrão neurotípico. Por fim, enquanto não for resolvido a problemática em questão muitas pessoas ainda terão que lidar com conceitos pré definidos, gerados pela falta de conhecimento a respeito da sua neuro divergência.
Portanto, se faz necessário atitudes para reverter os efeitos causados pelos estigmas associados às doenças mentais. Para isso, concerne ao Ministério da Educação, com urgência, iniciar um ação que deve ocorrer por meio da prestação de cursos e seminários nas escolas, ministrados por psicólogos, psiquiatras e especialistas, para que, assim, o acesso à educação com seu poder transformador ajude a construir informações verdadeiras e seguras desconstruir conceitos pré definidos a respeito das doenças mentais. Ademais, compete às plataformas midiáticas, nas quais deve ser apresentado a situação dessas pessoas portadoras de doença mental, por meio de filmes, livros e músicas a respeito de sua vida e situação, para com isso conscientizar a população não portadora a respeito desse corpo social. Assim, será possível amenizar as questões existentes e amenizar as cicatrizes geradas na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.