Diante desse cenário, a Imperceptibilidade das instituições governamentais fragiliza a dignidade humana dos adolescentes e crianças. Nesse sentido, a declaração Universal dos direitos humanos — promulgada em 1948 pela ONU — assegurar que todos os indivíduos fazem jus a direitos básicos, a exemplo de expressão e igualdade de condições para acesso à uma aprendizagem de qualidade . Ocorre , que no Brasil, os jovens estudantes estão distantes de vivenciar os benefícios previstos pelas Nações Unidas, sobretudo por conta da negligência de corporações educativas. Assim, se os estudantes continuarem tratados como invisíveis, os direitos firmados em 1948 permanecerão como privilégios.
Ademais, a inércia estatal inviabiliza o combate da educação mal praticada. A esse respeito, o filósofo inglês John locke desenvolveu o "Conceito social ", a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que por sua vez , garantiria direitos inalienáveis à população. Todavia, que o descuido do governo estadual evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que o endividamento de organizações sociais se representa como um grave problema. Desse modo, enquanto a omissão estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais cruéis mazelas para sociedade juvenil: a inadvertência das administrações escolares.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para incentivar um bom ensino fiscal. Nesse sentido , as escolas — responsáveis pela transformação social — devem ensinar os alunos a reivendicar melhorias em relação a educação tributária, por meio de projetos pedagógicos, como aulas, ações comunitárias e palestras. Essa iniciativa teria finalidade de romper a inércia do Estado e de garantir que o tratamento digno previsto pelas Nações Unidas deixa de ser, uma utopia nos ambientes escolares da nação verde e amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.