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Por Sorreio
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Na série Pantanal, Juma Marruá é u!a garota que vive, junto à uma garota, isolada do mundo e que, apenas após conhecer seu par romântico, tem a possibilidade de fazer o registro como cidadã brasileira. De maneira análoga a isso, grande parte da população do Brasil sofre de tal exclusão. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos: a não obtenção de benefícios sociais e a não inclusão em programas governamentais.
Em primeira análise, é evidente que pessoas não registradas raramente ou nunca conseguem benefícios do Governo. Sob essa ótica, a lei de 1997, sancionada por Fernando Henrique Cardoso, propõe maior acessibilidade de registro civil, uma vez que a certidão de nascimento se tira gratuita.
Além disso, é notória a exclusão de pessoas não registradas em programas oriundos do Governo Federal. Desde modo, o sociólogo Durkheim diz: " a sociedade é superior aos indivíduos". Consoantes a isso, uma pessoa não inserida na sociedade é excluída do que está pode oferecer a ela, como auxílio social.
Portanto, urge que providências sejam tomadas por parte do Estado para superar o quadro atual. Para que todos possam ter acesso a diversos programas como cidadão, cabe ao Ministério da Cidadania realizar um maior controle de pessoas sem certidão de nascimento por meio de campanhas oferecidas em toda a República, a fim de diminuir a taxa de exclusão socialmente dita. Apenas assim, o problema que Juma sofreu deixará de ser algo atual no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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