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Por Guimo3XD
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#94019
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência contra a pessoa idosa no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver essa hostilidade. Nesse sentido, a ausência de auxílio do governo cumina em uma série de problemas para indivíduos idosos como maus-tratos, abandono, desvalorização entre muitos outros. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função da garantir que a população desfrute de direitos básicos como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Em segundo plano, é fundamental apontar a família como fomentadora dessa questão no Brasil. Segundo dados do G1: "Em 2021, houve um aumento de 42% nos casos de violência contra idosos por familiares". Diante de tal exposto, fica evidente que noticias assim aconteçam, pois, muitos familiares não tem a paciência necessária para cuidar de pessoas idosas, chegando ao ponto de mau tratar esses indivíduos fisicamente e mentalmente, tal fato colabora para que casos de agressão contra pessoas idosas no Brasil persista. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, visando aumentar a segurança dos idosos, cabe ao Ministério da Justiça, órgão máximo responsável pelas leis do país, por intermédio de propagandas de televisão e jornal, criem projetos que demonstre punições para pessoas que agridem idosos. Assim, o "contrato social" será verdadeiramente efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Casey12
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#94035
Olá, tudo bem ? Vou te dá uma breve correção
Bom, seu texto demonstra norma culta da língua portuguesa com poucos ou quase nenhum erro ortográfico. Usou repertório de forma produtiva, relacionando ao texto e com uma ótima organização e estrutura, mas com argumentos previsíveis. Conclusão completa, mas poderia detalhar melhor.


( receberá a base da nota)
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