No Brasil a taxa de usuários são de 10,1% para homens e 4,8% para mulheres de todas as faixas etárias. Com a influência de novas amizades e a busca por novas experiências, o indivíduo, especialmente o jovem, é seduzido pela droga, que vem sendo muito tolerada em locais públicos por não conter o cheiro desagradável do cigarro convencional, "graças" a seus aromatizantes e aparentando ter um aspecto inofensivo. Há casos em que alguns usuários substituem o cigarro convencional pelo eletrônico acreditando que vão se livrar de um vício, mal sabem o eles, que irão continuar num ciclo vicioso.
Segundo pesquisas, apesar de conter menos substâncias tóxicas que o cigarro comum, o vape continua sendo um vilão para a saúde, podendo causar doenças respiratórias como bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, entre outras. Portanto conclui-se que ele causa as mesmas consequências do cigarro tradicional à saúde.
Cabe ao governo adotar medidas que incentivem a população brasileira a evitar o consumo do cigarro eletrônico e dos derivados do tabaco, redobrando a realização de campanhas de conscientização nas mídias, nas escolas, em postos de saúde, nas assistências sociais, entre outros lugares, alertando o cidadão o quanto perigoso são esses produtos para a vitalidade humana. Em relação ao sujeito que deseja se livrar do vício, recomenda-se que ele tenha paciência e faça algo que goste no momento em que cogitar fumar, como comer algum alimento favorito, ler, assistir, praticar esportes ou qualquer coisa que distraia sua mente. Em caso de dificuldades, o último recurso é a adoção de medicamentos que estimulem a pessoa a parar de fumar; para que dessa forma o ser humano tenha qualidade de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.