A série “Atípico”, da Netflix, retrata o repúdio vivenciado pelo protagonista Sam Gardner no colégio, que, por ser autista, é excluído pelos demais estudantes. Constata-se, da obra audiovisual à realidade do mundo contemporâneo, um cenário recíproco: ao notarem a existência de um autista na sala de aula, muitos discentes o observam com uma visão discriminatória, dado que, geralmente, eles lidam e são influenciados com visões negativas de parentes e de companheiros no que diz respeito aos autistas ou, até mesmo, surgem com suas próprias convicções desfavoráveis, as quais são formadas, sobretudo, pela falta de paciência e de compreensão ao precisarem se comunicar com a pessoa. Nessa lógica, devido a essa perpetuação de crenças de aversão contra os autistas, esses se sentem em um cenário de perturbação, visto que essa negatividade irá, apenas, piorar o seu quadro de socialização e, em virtude disso, tornará as próximas interações traumatizantes, o que, com certeza, continuará o ciclo de ininteligibilidades, rejeições e, por conseguinte, segregações seja no âmbito colegial, seja no corpo sociável como um todo. Dito isso, fica nítido que um dos pilares para a persistência do empecilho é o preconceito estabelecido pela insipiência estudantil.
Tem-se, subsequentemente, outro alicerce que sustenta a exclusão situacional: a ínfima assistência da mídia. O pensador alemão Herbert Marcuse, a tal respeito, afirma que a imprensa banalizou os fenômenos nocivos que ocorrem na sociedade, o que, dependendo do caso, perturba várias pessoas. No que tange à realidade dos autistas, essa retórica é assertiva, porquanto os veículos comunicativos, muitas vezes, deixam de apoiar causas indispensáveis para a consolidação de um tecido civil harmônico, como o tratamento afável para com os autistas, com a finalidade de optar por pautas que, de fato, sejam favoráveis lucrativamente, que nem polêmicas observadas em “reality shows” populares. Essa busca por rendimento - que se dá, principalmente, pelo rápido avanço da mentalidade capitalista em todo o mundo - é capaz de, gravemente, piorar o cenário de preconceito que engloba o público autista, posto que, pelo forte desenvolvimento tecnológico, a mídia é uma das mais eficientes disseminadoras de instruções e, por isso, consegue ilustrar, com clareza e para um grande número de pessoas, o lamentável desassossego sofrido pelo autista no momento em que outro indivíduo atua com inconveniência. Logo, enquanto a visão capitalista da imprensa vigorar, o obstáculo não será mitigado.
Dessa arte, é possível inferir que é fundamental lutar contra os dois estimuladores da adversidade em discussão. Objetivando combater a segregação dos autistas no âmbito escolar, os criadores das maiores redes sociais no cenário global, como Mark Zuckerberg - dono do WhatsApp, do Instagram e do Facebook -, Sundar Pichai - CEO do Google -, Susan Wojcicki - gestora do YouTube -, Elon Musk - proprietário do Twitter - e Pavel Durov - fundador do Telegram -, têm de elaborar, em grande quantidade, campanhas informativas sobre a importância da paciência e da compreensão ao se socializar com um autista. Isso, que será amparado com o surgimento de instruções antidiscriminatórias por parte dos colégios, deve ser efetuado por intermédio de recursos financeiros viabilizados pelos próprios setores econômicos das empresas e, aliás, pelos cofres públicos de cada nação em que as publicidades serão veiculadas. Com essa medida, espera-se que, diferentemente do enredo constatado em “Atípico”, a população global seja mais afável com o público autista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.