Nesse aspecto, a indiferença para com as dificuldades encontradas pelas pessoas deficientes, somada aos seus direitos sendo desprezados, resulta em uma grande desigualdade que intoxica a vida de milhares de pessoas. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. Contudo, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a acessibilidade não é vista tão frequentemente como deveria ser. Infelizmente, a parca realização de tal direito básico acarreta na dependência das pessoas especiais, ou até mesmo de pessoas com determinadas enfermidades, em membros da família, amigos ou contratados para ajudá-las a viverem sem muitos empecilhos. Tendo em vista a problemática citada, é imprescindível a cobrança da acessibilidade.
Destarte, a dependência de assistência se faz preciso pelos inúmeros obstáculos que surgem ao longo das tarefas simples e corriqueiras, obstáculos cuja aparição vem da falta de consideração para com os deficientes. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman a sociedade moderna está cada vez mais egoísta. Nesse sentido, o fato de que os deficientes e seu conforto são ignorados pela grande maioria da população não é algo inacreditável. Para exemplicar, um ato banal visto por todos vagas exclusivas para os automóveis com algum cadeirante, que, majoritariamente, são utilizadas por pessoas totalmente capazes de usufruir dos seus membros inferiores. Outrossim, os entraves sofridos pelas pessoas especiais são percebidos apenas por elas, já que aqueles que não possuem nenhuma deficiência não necessitam de acessibilidades e o alívio que trazem consigo. Desse modo, a empatia e compreensão são fundamentais para que a vida daqueles que precisam da acessibilidade chegue na ampla normalidade.
Em suma, medidas devem ser tomadas para contornar o empecilho comentado. Portanto, o Estado, em conjunto ao Ministério da Educação, deve realizar palestras que expõem o motivo que a acessibilidade ser tão importante e que a mesma deve ser respeitada, assim como os seus usuários, a fim de diminuir as infrações relacionadas a isso e aumentar a empatia nas crianças e adolescentes. Além disso, campanhas devem ser disseminadas na Internet para incentivar denúncias caso a acessibilidade não esteja sendo atendida, assim, o governo poderá sempre evoluir nesse quesito. De tal forma, será possível, a longo prazo, atingirmos a igualdade e todos poderão usufruir de suas vidas sem certas limitações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.