Além disso, durante muito tempo o ser humano foi considerado um ser á parte da natureza, predestinado a dominar e controlar a natureza a sua volta, incluindo os seres vivos nelas existentes. A mentalidade de que a natureza existe para ser subserviente ao ser humano fomentou uma exploração desenfreada para o avanço e progresso mercantil e financeiro. Esse fato, aliado á capacidade do ser humano de transforar um ambiente inóspito em habitável, com técnicas como as de irrigação em ambientes secos, de construção de moradias e armazenamento de alimentos para suportar invernos rigorosos, alterou tanto a natureza, de modo que, atualmente, a capacidade do ambiente de suportar a exploração está chegando a pontos críticos.
A consequência é que o ser humano e suas ações se tornaram um sério fator de degradação dos ambientes. Em razão disso, a preservação do meio ambiente vem sendo cada vez mais necessárias levando o poder público a tomar medidas, como a realização da Eco 92. Os ecossistemas são formados pelos fatores bióticos a abióticos, que têm influencia no fluxo de energia e matéria pelos seres vivos, e se mantêm num delicado equilíbrio. Portanto, a destruição ou a alteração parcial ou total da fauna e da flora, bem como o do solo, do ar e da água, consistem em degradação do meio ambiente, comprometendo seu equilíbrio de maneira local ou global. Isso ocorre de maneira natural, entretanto ao longo da história, o ser humano vem alterando o meio ambiente de maneira cada vez mais rápida e intensa.
Diversos métodos podem ser empregados, dependendo do dano sofrido e do tipo de ecossistema, para realizar restauração. Umas das melhores formas de se recuperar o que foi perdido é: recuperação do solo, recuperação da cobertura vegetal, para assim garantir a sobrevivência dos animais e dos seres humanos , a quem tanto utiliza esse recurso sem pensar na forma de recuperar o que foi perdido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.