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Por Luuudd
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#93719
O livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada", da escritora Carolina Maria de Jesus, ressalta que "o maior espetáculo do pobre da atualidade é comer". Essa citação, relata bem a realidade brasileira, há uma injusta exclusão na garantia de necessidades básicas, invibilizando a população mais vulnerável e fortalecendo a desigualdade. Tal fenômeno é fruto do desemprego,intensificado pelo descaso governamental.
Acima de tudo, cabe destacar a omissão estatal em cumprir suas obrigações como uma das principais causas dessa problemática. Diante desse cenário, vale realçar que a insegurança alimentar gravíssima atingiu 10,3 milhões de brasileiros. Embora exista programas, como a bolsa família, que proporciona uma renda para pessoas carentes, inúmeras barreiras são criadas. Assim a sociedade ficando desassistida e desamparada.
Além disso, o desemprego também pode ser apontado como promotor desse problema. De acordo com o IBGE, cerca de 11,9 milhões de brasileiros estão desempregados. Partindo desse pressuposto, percebe-se que o encarecimento dos alimentos dificultou ainda mais o acesso para a população, por consequência diversas famílias não têm nem um prato de refeição por dia.
Em suma, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto cabe o Governo Nacional elaborar projetos e políticas que visam minimizar os obstáculos relacionados à fome.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por marialuisawc
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#93737
Oi, tudo bem? :D
Sua redação ficou muito boa! Abaixo deixarei alguns pontos que possam ajudar a melhorar ainda mais.

Introdução: Ficou muito boa!
Desenvolvimento 1 e 2: Ótimo repertório, porém, ficou um pouco vago na argumentação. Argumente mais!
Conclusão: Uma boa proposta de intervenção precisa seguir 5 elementos, você só utilizou o agente. Esses elementos são: AGENTE (quem vai executar a ação), AÇÃO (o que será feito), MEIO/MODO (como será feito e por meio de que), FINALIDADE (qual o objetivo) e DETALHAMENTO (explicar melhor um dos 4 elementos).

Cuidado! Há vírgulas em excesso e utilizadas de modo equivocado, isso diminui sua nota na competência 1.

Leia redações nota mil do ENEM com frequência, isso ajuda muito! Estude o que foi dito e sua nota tende a aumentar bastante, o seu potencial é enorme! :D
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Por marialuisawc
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#93764
Luuudd escreveu:@marialuisawc, Olá, boa noite! Muito obrigadaaa 🥰🥰🥰🥰
Por nada!!!! Me marque na sua próxima redação ou me procure se precisar 💖
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