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Por eleven011
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A ordem constitucional vigente, inaugurada em outubro de 1988, guia-se pelo propósito de construção de uma socie-
dade livre, justa e solidária, de modo a assegurar o bem-estar, a igualdade e a justiça como valores supremos. Contudo,
mesmo diante desses preceitos da Constituição Federal, bem como o direito à proteção ao idoso, os casos de violência
contra o mesmo persistem nas sociedade brasileira. Assim, a fim de mitigar este problema, há de se combater a omissão
do Estado e a invisibilidade da problemática.
Ademais, o Estado se mostra omisso ao problema. A esse respeito, em 1986, Noberto Bobbio -expoente filósofo itali-
ano - desenvolveu a obra "Dicionário de Política" e definiu "Estado Contemporâneo" como a entidade pública respon-
sável por garantir direitos sociais à população. Ocorre que as instituições estatais mostram-se incapazes de colocar em
prática a definição proposta por Bobbio. Assim não é razoável que a escassez de recursos seja a regra em uma nação que
almeja torna-se desenvolvida.
Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de
de ação. Desse modo, para que um problema como o do tema seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse
tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele. Dessa forma, é inviável usufruir de segurança en-
quanto serviços básicos, como proteção aos mais fragilizados e os que necessitam de uma atenção a mais, forem distri-
buídos como privilégios e não como direitos.
Portanto medidas são necessárias para resolver tal impasse. O Estado -como responsável maior para entregar o melhor pra sua população- deve investir em meios mais utilitários e eficazes com o objetivo de realizar a segurança ne-
cessária para com os mais velhos, através de investimentos, através de fiscais para garantir o comprimento das leis e
direitos de todos. A sociedade se voltar para o tema, deixando ele mais visível e conhecido com a realização de palestras,
propagandas, meios de comunicação que cheguem um público amplo e todos possam ter consciência desse ato que infringe os direitos de um cidadão. Com essa e muitas outras propostas disponíveis ao nosso favor, que possamos cami-
nhar em direção a uma sociedade mais justa e segura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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