Avatar do usuário
Por 1000MNA
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93655
No ano de 1988, foi promulgado um dos documentos mais significativos do sistema jurídico brasileiro: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo garante que é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, a dignidade humana. Todavia, os recorrentes casos de pedofilia configuram um obstáculo para o real cumprimento da legislação nacional. Logo, é necessária a desconstrução do descaso das escolas, bem como da omissão do Estado para combater esse cenário caótico no Brasil.
Em primeiro plano, cabe ressaltar a ausência de órgãos públicos como uma realidade que potencializa a problemática. À vista disso, nota-se uma morosidade do sistema regulador da segurança pública brasileira, uma vez que as fiscalizações e as punições aos criminosos pedófilos tornaram-se reduzidas – ou quase inexistentes. Nesse viés, essa conjuntura de inoperância do Governo reitera sua atuação como uma Instituição Zumbi, termo desenvolvido pelo filósofo Zigmunt Bauman, no qual afirmava que o Estado pode estar presente, mas age de forma ineficiente. Dessa forma, para a completa refutação do problema, deve haver uma participação estatal mais ativa.
Ademais, outro entrave é a maldade humana, que motiva a persistência da pedofilia. Nesse contexto, de acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, muitos indivíduos se tornam incapazes de realizar julgamentos morais quando estão expostos a atitudes que ocorrem de maneira constante, o que define o conceito conhecido como Banalidade do Mal. Desse modo, a crescente exposição a conteúdos sexuais nas mídias digitais torna essa prática recorrente e banalizada, em que muitos adolescentes ficam propensos a agirem como aliciadores ou serem alvos deles, e não havendo uma educação crítica nas escolas capaz de transformar socialmente o indivíduo, o problema se agrava.
Portanto, é fulcral criar medidas que visem ao enfrentamento de todos os aspectos dessa adversidade. Para isso, as escolas – responsáveis pelas diretrizes sociais – devem combater a maldade humana, por meio de seminários periódicos que evidenciem para os alunos, em vídeos didáticos, os malefícios da pedofilia e como evitá-la, a fim de reduzir o problema efetivamente. Além disso, o Ministério da Justiça deve, por meio de um centro de investigação coordenado pela Polícia Federal, limitar o avanço das redes de pedofilia, além de aplicar sanções mais severas aos criminosos, a fim de mitigar a impunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
262 Exibições
por yasmwiin
0 Respostas 
51 Exibições
por sabirinarrr
Combate à pedofilia no Brasil.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
13 Respostas 
570 Exibições
por Alunaaaamed
6 Respostas 
314 Exibições
por Myllene02
6 Respostas 
178 Exibições
por carlaburi02
Pedofilia na internet
por Iasminy    - In: Outros temas
1 Respostas 
40 Exibições
por Maxy
0 Respostas 
88 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
69 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
79 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
72 Exibições
por Ketylen

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM