Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade, como uma das causas da violência contra os idosos, no país. Desse modo, a filósofa Hannah Arrendt, criou a expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, sendo abordadas como algo cotidiano e corriqueiro. Haja visto, que, as agressões contra idosos, é retratado como sendo banal, porém representa um grande mal, para as vítimas das agressões. Dessa forma, devido à, normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Outrossim, ressalta-se que no Brasil, existe à carência de discussões acerca das constantes agressões que o público idoso sofre no Brasil. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são esquecidos da sociedade, de modo à se ocultar as máculas sociais. Sob essa perspectiva, na contemporaneidade brasileira, a visão do autor pode ser aplicada quanto ao silenciamento da violência que o público idoso passa no Brasil, porquanto o assunto de tão grande importância, pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta a manutenção do problema no país e na vida dos idosos. Logo, devido á, invisibilidade da questão a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, torna-se imprescindíveis mudanças, para conter a violência contra os idosos no Brasil, que pela, banalização da sociedade, e a carência de discussão, exige a tomada de medidas resolutivas. Para isso, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, através de órgãos de proteção ao idoso, deve aumentar os canais de denúncias contra as agressões que estes indivíduos passam no dia-a-dia, no país, de modo que os cidadãos, não normalizem mais os problemas sociais. Além disso, impere a mídia, por meio das redes social a exemplo de Instagram e Facebook, debates acerca dos idosos vítimas de agressões com finalidade, do assunto ser devidamente engajado pela população. Feito essas ações, destoará da obra de Saramago.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.